Boa Noite Amigos,
A segunda volta é nossa. Domingo é o primeiro dia do futuro de todos nós.
Aceitei a gentileza para me dirigir a vós desta tribuna, nesta cidade que eu adoro, onde me tornei médico, porque as muitas pessoas que me conhecem em Coimbra, sabem que sempre me bati por causas justas e importantes para o país.
Um país doente e empobrecido, mais do que de políticos em fim de carreira, passadistas, precisa dum médico competente, di-lo o Nilton, Mandatário para a Juventude. Fernando Nobre, fundador e dirigente dos Médicos Sem Fronteiras, é professor de medicina.
Votar Fernando Nobre no domingo é, do meu ponto de vista, tão importante quanto o foi Abril de 74, que aqui vivi. É um Recomeçar Portugal.
É a candidatura de um homem livre e independente, democrata entre os melhores, diplomata, culto, com ideias para o país capazes de suscitarem o aperfeiçoamento dos mecanismos da vida em democracia.
Por esta candidatura me bato!
Trinta e seis anos depois das memórias felizes de Abril esses instrumentos envelheceram, faltou-lhes a renovação que se impunha. Hoje, são maioritariamente caducos, e nenhum partido os quer mudar. Porque assim se perpetua a ocupação do Estado por clientelas e favores. A situação aflitiva do país e a desesperança, a justiça injusta, são disso a prova.
Fernando Nobre já dirimiu questões políticas e sociais com mais primeiros-ministros e Chefes de Estado que todos os restantes concorrentes a Belém, exceptuando o presidente em exercício. Fê-lo no percurso de vida que marca o seu carácter, no exemplo. Fê-lo com garantido sucesso e respeito das comunidades no mundo.
O apoio que Fernando Nobre tem, abertamente transversal da esquerda à direita, de pobres a ricos, de jovens a idosos, de iletrados a intelectuais, mas sobretudo entre os que desesperam, entre os que já descrêem de tudo e de todos, o apoio que esta candidatura tem merecido dos jovens, é prova eloquente de que o futuro não se lhes afigura tranquilo com qualquer outra candidatura.
Amigos, a opção deste domingo é entre os candidatos já gastos e a mudança. E a mudança de que o país carece como de pão para a boca é simbolizada por Fernando Nobre.
Nesse caminho, Fernando Nobre ganhou todos os debates televisivos com os opositores. Fê-lo sem nunca recorrer a ataques pessoais ou ao insulto. Fê-lo sempre de olhos nos olhos, com respeito e autoridade, com um sorriso de serenidade, confiante.
Votar domingo no fautor desta candidatura, no colega e amigo Fernando Nobre, no político emergente mais importante dos últimos trinta anos em Portugal, é, amigos e Coimbra, dos momentos mais significativos da minha vida, talvez da de todos nós. Honra-me sobremaneira estar ao lado de quem se propõe, corajosamente, Recomeçar Portugal. E tudo será diferente!
Viva Fernando Nobre, Viva Portugal!
Discurso no Comício de Fernando Nobre em Coimbra, no Hotel D. Inês
Janeiro 2011
Henrique Pinto
FOTOS: Fernando Nobre; Helena Godinho e Henrique Pinto com jornalistas; debate televisivo Fernando Nobre/Cavaco Silva; Teresa (agora directora de Campanha no Distrito de Leiria) e Luís Serrenho, com amigos
O MELHOR DO ‘ORFISMO’ ESTà DE VOLTA CHEIO DE CORES OPTIMISTAS E
QUESTÕES SEM RESPOSTA
-
Numa antestreia de 1913 do Salão de Outono em Paris, onde o Orfismo era
apontado como a coisa quente na pintura, o New York Times escreveu: “As
pessoas ...
Há 3 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário