Esta é uma mensagem de alerta de Rotary a qual podeis fazer seguir para os vossos distritos. Senti-vos à vontade para escrever a vossa própria mensagem e encaminhá-la depois para os vossos distritos. De qualquer forma, assegurai-vos de pedir aos vossos distritos para encorajarem os seus clubes a distribuírem uma MENSAGEM de PROJECTO DE SERVIÇO DE LITERACIA como parte da promoção pelos clubes do tema de RI para Janeiro – Mês da Consciencialização em Rotary.
Mesmo embora sendo este o primeiro Boletim do Novo Ano decidi repetir a mensagem do último Boletim de Dezembro de 2009.
Pode ser uma boa ideia reverem rapidamente este material para estarem seguros que tendes firmemente no espírito quais as necessidades a que é preciso dar atenção nos próximos meses.
Portanto, vamos dedicar ainda o encontro desta semana a uma revisão das quatro tarefas ou trabalhos dos Coordenadores de Zona de RILRG.
I. Tarefa Nº 1 dos Coordenadores de Zona – Descobrir o que os Clubes e Distritos estão a fazer
A. A maior parte do trabalho nesta tarefa foi completada. Muitos mas nem todos os Coordenadores de Zona têm estado a requisitar informação dos seus distritos nos últimos seis meses e muitos empreenderam um Censo dos seus próprios Distritos.
Os resultados destes esforços têm sido bastante bons para declararmos esta tarefa largamente terminada.
Há falhas, claro. Pouco sabemos sobre o que os Clubes Rotários estão a fazer nalguns países como Itália, Japão ou Coreia. Mas temos muita informação de pelo menos alguns países em todas as nossas seis áreas. Portanto, vamos gastar os nossos últimos seis meses focando as outras três tarefas.
B. Com certeza, todos os Coordenadores de Zona podem e devem continuar a procurar saber os exemplos de projectos de Literacia no terreno. Mas isto deve ser agora uma preocupação secundária.
II. Tarefa Nº 2 dos Coordenadores de Zona – Partilhar a informação recolhida com outros Clubes e Distritos
A. Partilhar o relatório que enviou para mim e para o Coordenador de Área com os Distritos na sua zona. Aqueles Clubes e Distritos devem saber o que os Rotários seus vizinhos estão a fazer.
É absolutamente possível que possa emergir um ciclo virtuoso à medida que os clubes numa determinada área comecem a comparar os seus esforços com os de outros clubes no distrito ou em distritos vizinhos.
E que tal os Governadores Eleitos? Por exemplo, seguramente que há alguns GE na Zona 26 que olharão para o relatório do seu distrito vizinho, o D. 5000 (Havai) e pensarão «Se o D. 5000 pode fazer isso, porque é que nós não podemos?»
(Nota: Todos os clubes no D. 5000 conquistaram o Prémio de Literacia do Distrito nos últimos três anos. Todos os Clubes no D. 6900 ganharam o Prémio nos últimos dois anos. E todos os Clubes no D. 3830 ganharam o Prémio de Literacia no Distrito no ano passado. Até agora, neste ano, todos os 48 clubes no D. 5000: (1) Completaram um Projecto para o Dia Internacional da Literacia; (2) Participaram num Projecto Dicionário, e (3) distribuíram Posters da Prova Quádrupla em escolas do seu território, enquanto (4) planearam ou completaram dezenas de outros projectos, que vão desde parcerias a projectos internacionais para bolsas e muito mais).
B. Os Coordenadores de Área, Coordenador Mundial Assistente Lina Aurélio e eu próprio proporcionaremos aos Coordenadores de Zona um número de resumos dos relatórios recebidos das Zonas. Esses resumos serão fornecidos num formato que vos permitirá passá-los rápida e facilmente aos vossos distritos (e aos seus clubes). O objectivo é fazer com que os líderes em Literacia nos clubes e distritos estejam cientes das possibilidades de projectos de Literacia que outros clubes já descobriram e implementaram.
C. Além disso, todos os Coordenadores de Zona se devem sentir à vontade para colectarem os seus próprios resumos de conclusões, de forma que apelem ou falem dos interesses e preocupações dos Clubes e Distritos em cada zona.
Por exemplo, ainda não temos relatórios da Finlândia. Foi-me dito que isto é porque os clubes na Finlândia não pensam que existam quaisquer necessidades em Literacia. Portanto, muitos dos relatórios enviados por mim e pelos coordenadores de área podem parecer irrelevantes aí. E isso é provavelmente por os Rotários finlandeses tomarem por Literacia o que os nossos RILRG (Grupos de Recursos para a Literacia de RI) chamam Literacia Básica.
Mas se os Rotários finlandeses pensarem a Literacia em termos mais abrangentes, encontrarão um número de projectos relevantes de Literacia (Literacia de Carácter e Literacia Funcional) que Clubes na América do Norte e na Europa promovem.
Portanto, o Coordenador de Zona Maris (Estónia, Finlândia, Letónia e Rússia Ocidental) pode encontrar esses exemplos e criar um «mailing» para os seus distritos no qual aponte essas oportunidades.
III. Tarefa Nº 3 dos Coordenadores de Zona – Encorajar os Clubes e Distritos a planearem e agirem.
1. Os actuais Governadores de Distrito, Coordenadores Distritais de Literacia e Presidentes de Clubes (e/ou os seus directores para a Literacia, directores para os serviços profissionais, directores para os serviços à comunidade).
2. Os líderes de distritos e clubes para 2010-2011.
B. Para os Líderes de Distritos e Clubes 2009-2010 há duas acções básicas que os Coordenadores de Zona devem encorajar. São elas:
1. Encorajarem os clubes a promoverem o Mês da Literacia em Março.
2. Encorajarem os clubes a completarem os requisitos para o Prémio Distrital de Literacia.
C. Para os Líderes de Distritos e Clubes 2010-2011 há quatro acções básicas sobre as quais os Coordenadores de Zona devem encorajar os GOVERNADORES ELEITOS a intervir:
1. Tornar cientes do menu de possibilidades de Projectos de Literacia; tomarem conhecimento das melhores práticas de Literacia no passado (projectos distritais de Literacia e seminários distritais de Literacia em particular); e tomarem conhecimento das conquistas duma amostra representativa sobre o papel de clubes modelo em projectos de Literacia.
2. Criar uma tal consciência por parte dos Presidentes de Clube entrantes aquando dos PETS.
3. Criar tal consciência por parte dos responsáveis nos clubes, particularmente directores de projectos de serviço comunitários, nas ASSEMBLEIAS DISTRITAIS.
4. Usarem as CONFERÊNCIAS DE DISTRITO (se feitas em Maio ou Junho) para criarem consciência das oportunidades de projectos de Literacia por parte dos Rotários que assistam à Conferência.
IV. Tarefa Nº 4 dos Coordenadores de Zona – Facilitar (ensinar) sobre esforços em Literacia de Clubes e Distritos.
A. Os Coordenadores de Zona devem encorajar Acções nos Distritos e Clubes interessados em criarem consciência dos aspectos de Literacia dos temas de RI para Janeiro e Fevereiro. O Coordenador Mundial fornecerá uma curta declaração que poderá ser usada com este propósito. Os Coordenadores de Área podem ou não fazer isso também. Os Coordenadores de Zona podem querer fazer também a sua própria declaração ou fornecer ideias para a acção nos clubes.
Os dois meses e seus temas são:
1. Janeiro – Mês da Consciencialização em Rotary
2. Fevereiro – Mês da Compreensão Mundial
B. Os Coordenadores de Zona devem facilitar (ensinar) acções para o Mês da Literacia sugerindo actividades que um clube possa empreender. O Coordenador Mundial, o Coordenador Assistente Mundial e os Coordenadores de Área ajudarão, mas os Coordenadores de Zona devem considerar-se eles mesmos autorizados a tomarem as suas próprias iniciativas se o desejarem.
C. Os Coordenadores de Zona devem ensinar a fazer Candidaturas para os Prémios de Literacia de Zona e Distrito fazendo e mails periódicos dos Impressos de Candidatura para os Distritos (para serem encaminhados para os clubes); devem assegurar-se que os GOVERNADORES DE DISTRITO sabem como Obter e Baixar do Computador o Certificado do Prémio através de www.rotary.org/literacy; e empreender quaisquer acções que o Coordenador de Zona pense poderem encorajar os Clubes a pedirem e os Distritos a fazerem os Prémios.
D. Os Coordenadores de Zona devem procurar formas para facilitar (ensinar) o Planeamento de Projectos de Literacia para os Clubes e Distritos em 2010-2011. Pode acontecer que a maior parte do que tenha de ser feito seja fornecer informação como a referida nas Tarefas 3 e 4.
Mas se um Coordenador puder pensar noutras formas de informar e motivar, então o Coordenador deve sentir-se autorizado a actuar sobre essas ideias.
O Futuro está nas vossas mãos.
Richard Hattwick
Janeiro 2010
FOTOS: Habitantes de Baucau (Timor Leste); Ruth Madureira Pires entre as crianças (timor Leste); Grace, Henrique Pinto, D. Manuel Martins, Bispo emérito de Setúbal,; e Teixeira Leite, num Jantar Conferência sobre a pobreza, em Leiria; Joaquim Rocha e Silva, Guilherme Valente, Henrique Pinto e Laura Esperança, uma Conferência do Editor da Gradiva sobre... livros; Governadores Henrique Pinto, Martins Costa, Madureira Pires e Waldemar de Sá numa Assembleia Distrital em Vila Real
Não é apenas na Finlândia, como se refere nos textos, que as pessoas confundem Literacia com Literacia Básica (alfabetização).
ResponderEliminarE também é vulgar entender-se Literacia como o conjunto de todas as outras formas de Literacia que não a básica.
Todavia, de acordo com a ideia mais generalizada no mundo de hoje, ambas essas perspectivas estão erradas. Porquanto o conceito é, como podereis rever, assaz abrangente.
Por via desse enviesamento de concepção muitos Governadores e Presidentes de Clube, em Rotary, não lhe dão a requerida atenção.
Daí que, em conjunto com os dois textos excelentes do Coordenador Mundial de RI para a Literacia, Richard Hattwick, vos envie agora também um exemplo de Censo de Literacia 2009 (D.1970).
Podeis ver que, em conformidade, a generalidade dos Clubes e Distritos está em condições de se habilitar ao Prémio de Literacia.
Ora os Prémios são sempre um bom Estímulo por reconhecerem o Mérito (ver Regras de Candidatura em www.rotary.org/literacy).
Compete pois aos Governadores e às vossas equipas, potenciarem conceptualmente esse trabalho (divulgar e motivar) e agirem de forma a que os Clubes tenham os Estímulos necessários, nomeadamente sendo distinguidos pelo Presidente de RI John Kenny por tais empreendimentos.
Henrique Pinto