música para bebés e crianças até aos cinco anos de idade. «Desde o ano lectivo 2006/2007, utiliza uma abordagem metodológica assente numa perspectiva praxial da aprendizagem pela música. Proporciona a bebés e crianças até aos cinco anos, uma participação activa, estruturada e potenciadora de experiências criativas. A música é entendida neste projecto como catalisadora do desenvolvimento cerebral, emocional, social e artístico dos indivíduos.
A prática musical e a aprendizagem pela música constituem instrumentos indispensáveis para o desenvolvimento de competências chave para a vida em sociedade (Milhano, S., 2007).
Esta é uma área do impacto que a aprendizagem da música ocupa no desenvolvimento das sociedades contemporâneas, com uma profusão de estudos internacionais muito prolixa,
porventura desembocará num conhecimento profundo a breve prazo.
«Investigações científicas recentes no domínio da tecnologia médica, da neurociência e da educação produziram evidências significativas do seu valor extrínseco e da importância de
uma participação precoce» (Milhano, S., 2007).
Novos dados sobre o impacto que a música exerce no sucesso da vida dos cidadãos, na sua formação ao longo da vida, nas conexões entre a música e o desenvolvimento das
potencialidades do cérebro, no seu bem-estar, nas questões de desempenho e sucesso escolares, da integração, do pluralismo e da inclusão sociais, no desenvolvimento da criatividade, na transferência de capacidades, atitudes e conhecimentos, têm tido um efeito notável à escala mundial em decisões sobre prioridades educativas.
Bem-estar subjectivo tem sido relatado como uma medida composta de sentimentos independentes acerca duma variedade de preocupações de vida, além de sentimentos acerca da vida em termos positivos e negativos, isto é, bem-estar e mal-estar gerais. Sem surpreender, o bem-estar geral no seu afecto positivo e em menor grau o afecto negativo parecem ser estáveis no tempo numa extensão em que podem provavelmente ser chamados traços de personalidade (Pinto, H. 2002).
«As oportunidades de participação em actividades musicais para crianças, jovens, adultos e seniores têm-se repetido um pouco por todo o mundo, quer através da dinamização de actividades pontuais quer através do desenvolvimento de projectos com pressupostos diversos e dirigidos a cada faixa etária. Foram já amplamente divulgados os resultados de investigações que demonstram o maior grau de plasticidade do cérebro dos bebés e das crianças pequenas (Johnson, M. H. 2001; Katz, L. C. & Shatz, C. J. 1996) e que as oportunidades proporcionadas nestas idades facilitam um crescimento mais significativo do sistema
neurológico (Gruhn, W. 2002)» (Milhano, S. 2007).
Henrique Pinto
Outubro 2011
Imagens: Edwin Gordon; Bebés e a música;Vivaldianas
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