Grata a felicidade de bem cedo ter tido a oportunidade de ser seduzido pela música. Os Cursos Internacionais de Música da Costa do Estoril, o cinema (Beatles, Cliff Richard e os Shadows – deram agora um concerto de novo juntos, em Birmingham - e Elvis Presley, sobretudo), além do Festival Internacional de Jazz de Cascais, agora felizmente retomado.
Recebi agora no Natal, com muito carinho, do membro mais jovem na família, o Fábio, uma colectânea de Charlie Parker. Eu ouvi-o em Cascais, entre muitos outros, na fabulosa Mostra do saudoso Luis Vilas Boas. Lembro-me bem de Miles Davis, Oscar Peterson, Duke Ellington, Carlos Santana, Gato Barbieri, Dizzie Gilespie, Ornete Coleman e John Coltrane, por exemplo. Vale por uma vida!
Grata felicidade esta, para um médico, a de ter como um dos hobbies dirigir a maior escola de música da Europa. Tal como o Bath International Music Festival ou Glyndenhorn ficam longe de tudo – e no entanto são centros primeiros de fruir música na velha Albion -, Leiria, não sendo metrópole, adquire pela circunstância de ser uma centralidade no ensino musical, o ensejo de apresentar a melhor música em cada dia.
Grata a felicidade de ter ouvido a Oratória de Natal na Gulbenkian, seis Sonatas de Bach pelo Coro, Orquestra e solistas, dirigida por Michel Corboz.
De Lisboa veio a Leiria a instâncias da instituição mecenas, a CGD, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, regida por Cesário Costa, com um programa lindíssimo de aberturas de óperas pouco ouvidas.
Mas Jean-Sebastien Béreau dirigiu soberanamente a Orquestra Sinfónica de Leiria, emanação da EMOL, com Gluck, Mozart e Schubert. A EMOL, Escola de Música, apresentou ainda o Coro de Câmara de Leiria, direcção de Pedro Miguel com Roberto Maddalena ao piano, o Ensemble Concertante de Guitarras regido por José Mesquita Lopes, a Orquestra de Flautas, com João Pedro Fonseca na direcção, o Trio de Guitarras de Leiria com Ilda Coelho e a Orquestra de Sopros de Leiria e os Coros de Mário Nascimento, Reinaldo Conceição, Rita Pereira e Sofia Rocha, com o maestro Luís Casalinho.
Tive ainda a grata oportunidade de ouvir boa parte do Ciclo Guitarra no Outono, outra realização da EMOL, proporcionando neste mês as três últimas performances. Primeiro, A Música Portuguesa para Guitarra no Século XX (música de Virgílio Melo, C. Bochmann e José Mesquita Lopes, Carlos Seixas, J. S. Bach, e John Lennon e Paul McCartney); depois, foi A Música Espanhola (a que já me referi neste blogue, iniciada com 4 Miniaturas de autor anónimo e quatro Canções Bascas tradicionais (Trio de Guitarras de Leiria), e terminada igualmente em alta com o show de Sónia Leitão. Sónia tocou, primeiro a solo (Fernando Sôr, Francisco Tárrega e Joaquin Rodrigo), depois com a EDOL, Escola de Dança do Orfeão de Leiria, sobre coreografia de Catarina Moreira e a música de A. Ruiz-Pipó. É, seguramente, uma oportunidade da vida…
Henrique Pinto
Dezembro 09
FOTO: Capa da colectânea BD Jazz, Charlie Parker, Éditions Nocturne
O MELHOR DO ‘ORFISMO’ ESTà DE VOLTA CHEIO DE CORES OPTIMISTAS E
QUESTÕES SEM RESPOSTA
-
Numa antestreia de 1913 do Salão de Outono em Paris, onde o Orfismo era
apontado como a coisa quente na pintura, o New York Times escreveu: “As
pessoas ...
Há 4 horas
CAROS AMIGOS
ResponderEliminarEM NOME DO NOSSO ELENCO FUNDADOR, INTEGRADO PELO OPUS ENSEMBLE, O DUO CONTRACELLO E O QUARTETO LOPES-GRAÇA, DESEJAMOS AS MAIORES FELICIDADES A TODOS QUANTOS SOUBERAM CRIAR UM ESPAÇO PARA A BOA MÚSICA NAS SUAS VIDAS. AGRADECEMOS QUE NOS SEJA PERMITIDO HABITAR POR MOMENTOS ESSE ÂMBITO TÃO ÍNTIMO E PROMETEMOS CONTINUAR A MERECER O PRIVILÉGIO.
OS MELHORES AUGÚRIOS E AS MAIS CÁLIDAS SAUDAÇÕES ARTÍSTICAS DE
ADRIANO, ALEX E LUÍS
Musicomera
Olá Henrique e Graça,
ResponderEliminarAgradeço e retribuo os votos de Festas Felizes e Bom Ano Novo. Espero que o ano de 2010, seja ainda melhor do que este ano de 2009.
Beijinhos para ambos e para a Andreia.
Maria José Reis
DESEJO A TODOS OS COLEGAS DA DIRECÇÃO DO ORFEÃO DE LEIRIA, UM FELIZ NATAL E QUE O NOVO ANO 2010 SEJA PORTADOR DE SAÚDE, PAZ E REALIZAÇÕES.
ResponderEliminarUM ABRAÇO DE AMIZADE,
ISABEL FIGUEIRA
Desejo um Feliz Natal
ResponderEliminare um 2010 com tudo de bom!
Rita Menezes Pinto
Meu querido amigo
ResponderEliminaré com este "postal" pintura do meu amigo, artista plástico Matos Ferreira que lhe desejo festas muito felizes.
Beijinhos
mila
Ainda bem que gostou. Fico muito contente.
ResponderEliminarCharlie Parker é um dos meus preferidos, e foi certamente um privilégio poder ter assistido a um espectáculo seu ao vivo.
Um abraço
I più cordiali ed affettuosi auguri di Buone Feste a Tutti
ResponderEliminarPresidenza e Direzione
Hugo Bairo
(Itália)
Muito obrigada, também desejo a toda a família um feliz 2010.
ResponderEliminarM. Ignacia
Maria Ignacia Rezzola Palacios
Henrique Pinto
ResponderEliminarDeixei-te 2 presentes no blog do R.C.da Póvoa de Varzim.
Vai lá buscá-los e continua a cadeia:
http://rcpvarzim.blogspot.com/
Votos de um feliz Natal.
ResponderEliminarJosé Figueira
O Natal é uma época de Festa de Amigos e de Emoções, mas quando se aproxima esta data chegam momentos de balanço e reflexão, por isso queremos desejar aos nossos amigos um Feliz Natal 2009.
ResponderEliminarFamília Porém