domingo, 27 de dezembro de 2009

MÚSICA PELO NATAL


Grata a felicidade de bem cedo ter tido a oportunidade de ser seduzido pela música. Os Cursos Internacionais de Música da Costa do Estoril, o cinema (Beatles, Cliff Richard e os Shadows – deram agora um concerto de novo juntos, em Birmingham - e Elvis Presley, sobretudo), além do Festival Internacional de Jazz de Cascais, agora felizmente retomado.
Recebi agora no Natal, com muito carinho, do membro mais jovem na família, o Fábio, uma colectânea de Charlie Parker. Eu ouvi-o em Cascais, entre muitos outros, na fabulosa Mostra do saudoso Luis Vilas Boas. Lembro-me bem de Miles Davis, Oscar Peterson, Duke Ellington, Carlos Santana, Gato Barbieri, Dizzie Gilespie, Ornete Coleman e John Coltrane, por exemplo. Vale por uma vida!
Grata felicidade esta, para um médico, a de ter como um dos hobbies dirigir a maior escola de música da Europa. Tal como o Bath International Music Festival ou Glyndenhorn ficam longe de tudo – e no entanto são centros primeiros de fruir música na velha Albion -, Leiria, não sendo metrópole, adquire pela circunstância de ser uma centralidade no ensino musical, o ensejo de apresentar a melhor música em cada dia.
Grata a felicidade de ter ouvido a Oratória de Natal na Gulbenkian, seis Sonatas de Bach pelo Coro, Orquestra e solistas, dirigida por Michel Corboz.
De Lisboa veio a Leiria a instâncias da instituição mecenas, a CGD, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, regida por Cesário Costa, com um programa lindíssimo de aberturas de óperas pouco ouvidas.
Mas Jean-Sebastien Béreau dirigiu soberanamente a Orquestra Sinfónica de Leiria, emanação da EMOL, com Gluck, Mozart e Schubert. A EMOL, Escola de Música, apresentou ainda o Coro de Câmara de Leiria, direcção de Pedro Miguel com Roberto Maddalena ao piano, o Ensemble Concertante de Guitarras regido por José Mesquita Lopes, a Orquestra de Flautas, com João Pedro Fonseca na direcção, o Trio de Guitarras de Leiria com Ilda Coelho e a Orquestra de Sopros de Leiria e os Coros de Mário Nascimento, Reinaldo Conceição, Rita Pereira e Sofia Rocha, com o maestro Luís Casalinho.
Tive ainda a grata oportunidade de ouvir boa parte do Ciclo Guitarra no Outono, outra realização da EMOL, proporcionando neste mês as três últimas performances. Primeiro, A Música Portuguesa para Guitarra no Século XX (música de Virgílio Melo, C. Bochmann e José Mesquita Lopes, Carlos Seixas, J. S. Bach, e John Lennon e Paul McCartney); depois, foi A Música Espanhola (a que já me referi neste blogue, iniciada com 4 Miniaturas de autor anónimo e quatro Canções Bascas tradicionais (Trio de Guitarras de Leiria), e terminada igualmente em alta com o show de Sónia Leitão. Sónia tocou, primeiro a solo (Fernando Sôr, Francisco Tárrega e Joaquin Rodrigo), depois com a EDOL, Escola de Dança do Orfeão de Leiria, sobre coreografia de Catarina Moreira e a música de A. Ruiz-Pipó. É, seguramente, uma oportunidade da vida…
Henrique Pinto
Dezembro 09
FOTO: Capa da colectânea BD Jazz, Charlie Parker, Éditions Nocturne

11 comentários:

  1. CAROS AMIGOS
    EM NOME DO NOSSO ELENCO FUNDADOR, INTEGRADO PELO OPUS ENSEMBLE, O DUO CONTRACELLO E O QUARTETO LOPES-GRAÇA, DESEJAMOS AS MAIORES FELICIDADES A TODOS QUANTOS SOUBERAM CRIAR UM ESPAÇO PARA A BOA MÚSICA NAS SUAS VIDAS. AGRADECEMOS QUE NOS SEJA PERMITIDO HABITAR POR MOMENTOS ESSE ÂMBITO TÃO ÍNTIMO E PROMETEMOS CONTINUAR A MERECER O PRIVILÉGIO.
    OS MELHORES AUGÚRIOS E AS MAIS CÁLIDAS SAUDAÇÕES ARTÍSTICAS DE

    ADRIANO, ALEX E LUÍS
    Musicomera

    ResponderEliminar
  2. Olá Henrique e Graça,
    Agradeço e retribuo os votos de Festas Felizes e Bom Ano Novo. Espero que o ano de 2010, seja ainda melhor do que este ano de 2009.
    Beijinhos para ambos e para a Andreia.
    Maria José Reis

    ResponderEliminar
  3. DESEJO A TODOS OS COLEGAS DA DIRECÇÃO DO ORFEÃO DE LEIRIA, UM FELIZ NATAL E QUE O NOVO ANO 2010 SEJA PORTADOR DE SAÚDE, PAZ E REALIZAÇÕES.
    UM ABRAÇO DE AMIZADE,
    ISABEL FIGUEIRA

    ResponderEliminar
  4. Desejo um Feliz Natal
    e um 2010 com tudo de bom!
    Rita Menezes Pinto

    ResponderEliminar
  5. Meu querido amigo
    é com este "postal" pintura do meu amigo, artista plástico Matos Ferreira que lhe desejo festas muito felizes.
    Beijinhos
    mila

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que gostou. Fico muito contente.
    Charlie Parker é um dos meus preferidos, e foi certamente um privilégio poder ter assistido a um espectáculo seu ao vivo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. I più cordiali ed affettuosi auguri di Buone Feste a Tutti
    Presidenza e Direzione
    Hugo Bairo
    (Itália)

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada, também desejo a toda a família um feliz 2010.
    M. Ignacia
    Maria Ignacia Rezzola Palacios

    ResponderEliminar
  9. Henrique Pinto
    Deixei-te 2 presentes no blog do R.C.da Póvoa de Varzim.
    Vai lá buscá-los e continua a cadeia:
    http://rcpvarzim.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Votos de um feliz Natal.
    José Figueira

    ResponderEliminar
  11. O Natal é uma época de Festa de Amigos e de Emoções, mas quando se aproxima esta data chegam momentos de balanço e reflexão, por isso queremos desejar aos nossos amigos um Feliz Natal 2009.
    Família Porém

    ResponderEliminar