Os três relatórios seguintes foram recentemente recebidos do PGD Gulam Vahanvaty, Coordenador da Zona 4 B para o Grupo de Recursos em Literacia/Alfabetização (Índia ocidental). Os relatórios foram encaminhados para ele pelos seus contactos na área da Literacia/alfabetização abaixo identificados.
Cada projecto dirige-se a um problema de literacia/alfabetização profissional que é suposto encontrar-se em quase todos os lugares do mundo.
1.Um projecto de Literacia/Alfabetização para adolescentes talentosos cuja preparação nas escolas básicas os põem em risco de verem recusada a oportunidade de entrarem numa profissão onde eles realizem todo o seu potencial.
(D-3140, Alok Sekhsaria, presidente, Relatório da Comissão de Educação para todos
«A demografia tem-nos brindado com uma das maiores e mais jovens bases de recursos humanos no mundo… A presente infraestrutura respeitante à educação básica… assegurou que estamos encarando uma situação onde esta vasta massa de energia inactiva não está sendo usada com efectividade. O resultado podia ser descontentamento progressivo a evoluir para reacção conflituosa».
«A Comissão de Educação para Todos do Rotary Club de Bombaim lançou Bhavishya Yaan (uma missão para o futuro), inspirada pela Chandra Yaan da Índia (uma missão para a lua). (Esta é) o desenvolvimento dum programa de capacitação/Formação que podia dirigir esta situação a um nível micro e montar o cenário para ele ser escalado e ter emulação em vários níveis e locais».
«Este esforço começou em Janeiro de 2009 no município de Ambedkar, Worli, Mumbai (antiga cidade de Bombaim), com 40 estudantes dos seus programas médios Marathi, Urdu e Hindi. Em Junho de 2009 subiu para 120 estudantes.
Os estudantes de rotinas rápidas «Bhavishya Yaan são pré-seleccionados nos níveis 8 e 9, com acompanhamento bem planeado em inglês conversacional, capacidades leves e educação de computador. O programa está a evoluir e inclui um curso de apreciação artística e uma notável série de leituras, produto registado como «Lições de Vida», para lhes fornecer esse input critico ainda indefinível chamado «revelação». Há um programa de mentores Rotários na Escola Ambedkar, sessões de aconselhamento com peritos e espectáculos de motivação cultural. Uma recolha sistemática de informação regista as aspirações dos estudantes, os seus antecedentes familiares e a sua história médica. Esta informação ajuda-nos a canalizar as suas energias na direcção para a qual eles mostram inclinação.
2. Um Projecto de Salvar Delinquentes Juvenis
(D-3030, Relatório do PGD Vishwas Sahasrabhojanee
O Rotary Club de Nagpur participou com o Comissariado de Polícia local para reabilitar delinquentes juvenis e torná-los trabalhadores e cidadãos produtivos. No presente, 60 desses jovens são tutorados em vários aspectos da vida e adestrados com aptidões em literacia/alfabetização funcional. Quatro assistentes sociais /professores providenciam a tutorização e o clube paga os salarios anuais. Os Rotários supervisionam os progressos do projecto.
3. Uma Literacia/alfabetização de Carácter («Ética), Projecto de Livro – KKAC, Relatório de Lata Subraidu
O D-3140 subsidia um projecto que põe livros de histórias de Literacia/alfabetização de Carácter nas mãos de milhares de crianças indianas. O projecto é chamado Katha Kahani aur Copy (KKAC). Como informa Subraidu, «o KKAC é um «note book» emerso em histórias baseadas na ética e nos valores. Está sob a forma dum livro para as crianças deixarem os seus pensamentos depois de lerem as histórias: como foram inspiradas por estas histórias; o que teriam feito na mesma situação; como é que estas histórias os inspiraram a serem melhores seres humanos».
O D-3140 distribuiu 16 450 «note books». Dez mil livros foram subsidiados pela Indian Oil Lda., e foram distribuídos em áreas longínquas de Talasari, Dahanu e Kalian. Estes foram em Marathi. O resto, em inglês, foi subsidiado pelos Rotary Clubs no Distrito 3140. Nós esperamos que outros clubes e distritos distribuam tantos «note books» quanto possível para assegurar um futuro com ética (ou com base na), das futuras gerações, com um bom sistema de valores»
Richard Hattwick com Henrique Pinto
Outubro 09
FOTO: Richard Hattwick, Coordenador Mundial para a Literacia/Alfabetização
O MELHOR DO ‘ORFISMO’ ESTà DE VOLTA CHEIO DE CORES OPTIMISTAS E
QUESTÕES SEM RESPOSTA
-
Numa antestreia de 1913 do Salão de Outono em Paris, onde o Orfismo era
apontado como a coisa quente na pintura, o New York Times escreveu: “As
pessoas ...
Há 4 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário