segunda-feira, 9 de maio de 2011

29º FESTIVAL DE MÚSICA APRESENTADO AO PAÍS

Mais de 500 Concertos depois – cerca de 100 com importantes artistas e grupos estrangeiros – celebra-se a efeméride do lançamento do Festival Música em Leiria apresentando em Conferência de Imprensa o programa da sua 29ª edição. Daí as minhas palavras de abertura nesta apresentação. Assim:


Exmos. senhores Presidentes de Câmara e demais autoridades;
Exmos. representantes das entidades patrocinadoras do Festival Música em Leiria, e particularmente o Dr. Pedro Espírito Santo da Cunha, vindo de Lisboa;
Queridos amigos, Dr. Miguel Sobral Cid, distinto Director Artístico, e director Adjunto José Luís Figueira;
Estimados colaboradores, e designadamente os mais envolvidos nesta iniciativa;
Queridos amigos.
O Festival Música em Leiria cujo Programa hoje vos anunciamos, iniciativa do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, entra na 29ª edição consecutiva.
Ao atingir o gradiente de qualidade artística invulgar, que apreciareis, torna-se também no Festival do género mais antigo em continuidade em Portugal. É também o único promovido por uma Associação Cultural e de Ensino.
O Festival Música em Leiria, já distinguido através dos seus artistas e das obras originais, em importantes certames mundiais, é o mais relevante de todos os eventos artísticos na zona centro do país, sendo o único com repercussão nacional significativa e incontroversa.
É porventura também o único cuja agenda é procurada em qualquer parte do país. E de tantas e afastadas urbes nacionais as pessoas reservam lugar e aqui acorrem, porque as propostas artísticas são belas e irrepetíveis!
Graças ao apoio continuado dos nossos mecenas públicos e privados, é possível à instituição Orfeão de Leiria, detentora da maior Escola Artística do país, contrariar a ideia feita mas fora de moda, que tudo o que é bom ou bem feito está nas capitais Lisboa e Porto.
Não temos a expectativa de acorrerem a Leiria, Batalha, Marinha Grande e Pombal, locais dos concertos, melómanos de todas as freguesias do continente e ilhas. Mas que aí estará patente em todas, bem visível, a divulgação do Festival e a reserva de bilhetes, isso está, mercê do contributo de apoiantes do Festival. E não menos importante, o Festival está acessível em boa parte da Comunicação social nacional e, igualmente assaz relevante, está disponível on line para os melómanos do mundo. Um tipo de comunicação de funcionamento comprovado pois, graças a ele, temos em Leiria estudantes de orquestra de todo o planeta a cada mês de Julho.
Seguramente que ninguém imaginaria fazer agora um apelo à ignorância e a senhas incultas invocando a crise financeira do país, muito embora já tenhamos visto pior, porque se investe numa área que é sempre onde se «corta».
Seguramente que a todos toca que se apelamos reiteradamente ao desenvolvimento, mesmo em maré económica pouco estimulante, desenvolvimento é muito mais que mero crescimento (por difícil que este esteja).
Desenvolvimento implica literacia, qualificação, peso artístico e intelectual. Se bem planeado e melhor gerido, como nos ufanamos de conseguir no Orfeão de Leiria, contando com o apoio dos nossos mecenas, mas também com as candidaturas a apoios que estão disponíveis para a sociedade civil, cujos concursos ganhámos, digo, o apoio financeiro mas também em bens e serviços, com pouco se pode fazer muitíssimo.
O apoio da Região de Turismo Leiria Fátima e do Turismo de Portugal é um exemplo qualificado na importância atribuída a Música em Leiria, um evento de Custo/benefício comprovadamente aceitável. Bem haja Dr. David Catarino, bem haja Dr. Luís Patrão. Tanto mais que apoios tais já ocorriam há muito em regiões de Portugal de menor peso específico cultural. E são norma no género mundo fora.
Entendemos apresentar a 29ª edição de Música em Leiria neste nosso edifício, ora em fase de ampliação apenas com recurso ao crédito bancário, porque nos importa que, sem imodéstia, todos possamos apercebermo-nos por um instante que estão aqui nesta casa os jovens e os mestres que ganham prémios mundo fora, que partiram daqui as dezenas de estudantes de música da região nas melhores universidades do mundo. E que o Festival Música em Leiria, que deu o mote para praticamente tudo o que se faz hoje no associativismo e nas autarquias, está também na raiz de toda essa qualidade premiada.
Porque o resto, que o OLCA é estrutura de dimensão e objectivos não comparáveis no universo regional ou nacional, apesar dos mimetismos sobrenadantes, já todos sabíamos com certeza.
Muito obrigado.
Bem hajam.
Henrique Pinto
Maio 2011
FOTOS: Cartaz do 29º Festival Música em Leiria; José Manuel Moreno em Leiria, 2004; Cartaz de Música em Leiria 2010; Drumming, em Leiria, 2004; Henrique Pinto, presidente do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes; Grupo Música Antiga de Colónia, em Leiria 2004; Barbara Friedhoff, violeta, e Maria José Falcão e Clélia Vital com As Vivaldianas, Leiria, 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário