sábado, 12 de maio de 2012


Música em Leiria, 30 anos dum grande evento internacional 

Tríade de Vectores interdependentes
Tive o ensejo de iniciar a minha actividade como presidente da direcção do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA) propondo-me realizar na instituição, então muito limitada em recursos de toda a ordem e práticas (embora prenhe de pessoas magníficas), e com perfis de intervenção muito marcados pelo tempo, um projecto que propus e colheu a anuência dos co-directores ao longo dos anos, assente numa tríade de vectores interdependentes: animação cultural, designadamente promovendo um grande evento de referência regional; promoção do ensino artístico; infra-estruturação.

Esta estratégia de cultura local, aplicada a uma instituição do associativismo, ou do terceiro sector numa lógica económica, com modestíssimos recursos humanos, materiais e financeiros, e que foi bem sucedida, é afinal sobreponível à que o Observatório das Actividades Culturais (OAC) aponta para o município de Cascais nas conclusões do estudo feito por encomenda do executivo desta autarquia. Estudo este que, realizado no período 2000-2004 (cobrindo parte do exercício de duas maiorias eleitorais autárquicas diferentes (uma entre 1993 e 2001 afecta ao PS e outra 2001-2005 de simpatia PSD/CDS), incidindo num território que, tendo assimetrias sociais de relevo não deixa por isso de ser um dos mais cosmopolitas e com um taxa de turismo assaz elevada.
O sociólogo Artur Santos Silva diz de tais conclusões que, para o OAC, alicerçam a concepção político cultural do município de Cascais, poderiam ser generalizados «para o que se chamaria então um programa comum de intervenção autárquica no Portugal dos anos 2000, em municípios de localização central e intermédia e com significativos recursos humanos e financeiros.
Mas também o sociólogo Madureira Pinto, que assessorou a vereação cultural da segunda cidade do país, o Porto, na definição estratégica e no acompanhamento dos processos e produtos da sua materialização, enunciou, fundamentado nesta acção, aquilo que chamou os «três princípios estratégicos de política cultural», conclusão assaz semelhante à anterior.
Não se conhecem outros estudos. Portanto, há que ter em conta que, dada a credibilidade dos investigadores referidos, e o seu pós-modernismo, não apenas a política cultural duma organização da sociedade civil (o OLCA), lançada vários anos antes destas das câmaras municipais de Cascais e Porto (estas, obviamente, com recursos), tinha um enquadramento sociológico justificado, como o facto de ter um bom resultado no decurso das quase três décadas após 1983, a perspectiva como caminho a seguir, eventualmente por outras organizações, mas, seguramente, pelas estruturas autárquicas.
A absorção pela cultura local da cultura global e a produção de resultados capaz de ter influência regional e nacional, com repercussões fora do país, pelo OLCA, são características que se identificam pelo redimensionar da escala dos factos culturais, que se desnacionalizam e desinstitucionalizam, culturas regionais e locais a tornarem-se códigos de valor para a satisfação das necessidades e para a expressão da identidade.
De facto, o gradiente elevado de desenvolvimento cultural local do projecto OLCA pós 1983, ao possibilitar a longo prazo desenvolverem-se estratégias para estabelecer redes de cooperação e intercâmbio que vão para além dos espaços local e nacional, foi de encontro às mudanças operadas na sociedade contemporânea ao nível da desterritorialização das relações sociais.


Maria Fernanda Cidrais, Carlos de Pontes Leça e Miguel Sobral Cid
Conhecera Madalena Perdigão em Coimbra numa visita ao Conservatório da cidade.Ela dirigia o Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian. Quando cedo se aprende que a diplomacia da cultura é absolutamente fundamental (o trajecto como director do CELUC em Coimbra, enquanto estudante universitário, fora bem elucidativo), para o seu sucesso institucional, a responsabilidade não permite que se deixe tal mister perdido em mãos alheias.
Apresentado o Programa de Trabalho à direcção do Orfeão de Leiria, a que presidia há poucos dias, logo em Fevereiro 1983 se contactou aquela prestigiada ex líder da Gulbenkian que, de pronto, remeteu a entrevista para Maria Fernanda Cidrais Rodrigues, sua subdirectora. Foram breves momentos de simpatia quase mágica. Ali ficou delineado o primeiro Grupo de Concertos do que, por sugestão da directora Antonieta Brito, se chamaria Música em Leiria, e mais tarde, de Festival Música em Leiria. Fernanda Cidrais foi a directora do Festival até à sua morte, aquando da 10ª edição.
No lançamento do certame a edição assentou apenas na cidade de Leiria, a Orquestra Contemporânea de Lisboa orientada por Jorge Matta, amigo desde Coimbra, foi o must do evento, que foi inteiramente pago pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Nas edições seguintes o Festival estendeu-se a outros concelhos limítrofes da Alta Estremadura: Alcobaça, Batalha, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós. Em anos seguintes foi sedimentando – não fazia sentido levar concertos onde, no resto do ano, não se fazia mais nada com intenções pedagógicas – fixando-se há alguns anos em Leiria, Batalha (o Mosteiro, jóia gótica e manuelina, tornou-se por isso num grande centro de atracção para a música, lá actuaram desde Jordi Savall com o Hespérion XXI até Vivaldianas ou a Orquestra Filarmonia das Beiras, entre muitos outros grupos), Marinha Grande e Pombal.
Entre 1992 e 2001 foi Director Artístico Carlos de Pontes Leça e desde então Miguel Sobral Cid (tanto um como o outro igualmente subdirectores do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian). Desde 1986 os Presidentes da República Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, têm presidido à Comissão de Honra do evento.
O conservadorismo dominante na gestão autárquica do concelho de Leiria em 1983 nunca foi obstáculo, quer a um apoio financeiro mínimo, quer à utilização gratuita do Teatro Municipal. Se bem que todas as vereações da cultura em Leiria tenham sido sempre amigas e muito cooperantes com as organizações do OLCA, Joaquim Marques Confraria no início do projecto e depois Victor Lourenço, souberam aproveitar a Obra da OLCA como eixo e inspiração da «política» cultural autárquica, de início insípida como atrás se refere ao contextualizá-la. E assim o Festival pôde beneficiar de logística e da possibilidade de incluir regular e crescentemente o Ballet Gulbenkian (antes um exclusivo da Câmara em actuações esporádicas) no corpo do certame.
Todos os governos sem excepção e as personalidades mais destacadas do país, da política à igreja, da cultura à educação, e outras áreas apoiaram expressa e fisicamente um tal acontecimento.
De início era necessário ir-se pessoalmente às redacções dos jornais à capital para publicarem qualquer coisinha. Intelectuais como Francisco Belard, Joaquim Vieira ou Alexandre Pomar foram apoios incontornáveis nesse período. A logística implicava fazer tudo do princípio em cada rodada. Os meios eram fracos. Uma colaboradora como Gracinda Moniz estava em todas, quase sem mais apoios profissionais, as recepções em cada concerto, com jantar e convidados, ou um beberete bem servido (com os artistas, colaboradores, patrocinadores, forças vivas, convidados especiais), responsabilidade da directora Antonieta Brito (o ministro Laborinho Lúcio comparou o seu bacalhau com natas à Nona de Beethoven e Sequeira Costa trazia de Lisboa recipiente adequado para levar outra especialidade, o leite creme), eram elementos centrais no processo de identificação.
As vereações culturais dignas desse nome só existiam em Leiria e depois na Batalha (agora também em Pombal e Marinha Grande). Um “responsável pela cultura” dum município vociferava certa vez, «mas se é um Quinteto com Piano não lhe chamem quinteto». Um outro, à última hora, quis mudar um recital de violino para o palco da praça (sem êxito, obviamente!). 


As temáticas
O director Carlos de Pontes Leça introduziu a ideia de cada festival ser dedicado a um tema diferente (As vozes dos Instrumentos, A Voz Humana, Música, Água, Mar, Fim de Século, Bach/Brasil, etc.). Sobral Cid entendeu conceber um enredo simples a dar coerência à sequência de concertos e representações baléticas, uma Linha temática, fluida, praticamente uma metáfora. Em 2011 inspirou-o o simbolismo e a grande riqueza do conceito de ilha, a Ilha de Vénus. «Desde logo na apropriação de novos espaços para a realização dos espectáculos, também eles “ilhas” de características peculiares, fortes referenciais da cidade e da região – o teatro, mas também a praça, as igrejas, o claustro de Santa Maria da Vitória, o museu, marcas fortes carregadas de individualidade, também ela evocada na recepção da música que ali se fará. São estes espaços e ambientes que fundamentam a proposta de Pedro Carneiro e André Sier (Space untitled), um espectáculo multimédia criado propositadamente para a ocasião. [É a desterritorialização e a diversidade pós-modernas omnipresentes]. Mas é sobretudo nos programas dos concertos, que se transmitem essas mesmas sensações, ora de forma mais ou menos óbvia, ora subtilmente, conferindo uma identidade singular ao Festival. A ilha enquanto espaço de isolamento e de preservação é aqui talvez a metáfora mais comum e percorre transversalmente vários programas: um afastamento que contribuiu para o desenvolvimento de características peculiares nas tradições e convenções musicais, potenciando o aparecimento de repertórios, estilos e perspectivas diferenciadas.
Casos como os das tradições populares irlandesa e escocesa que Jordi Savall  e Andrew Lawrence King nos revelam, o fascínio da música veneziana celebrada pelo Divino Sospiro, os sedutores ritmos e melodias de Astor Piazzolla redescobertos pelo Opus Ensemble e a própria peculiaridade de Maria João e Mário Laginha entre o mundo da
música improvisada são apenas alguns destes casos. Ilha é também sinónimo de refúgio, da evasão à agitação quotidiana, muitas vezes associada à noite, mas também ao tema do amor, terreno ou celeste, transversal a toda a história da Música (quiçá a toda a história da Humanidade).
Elemento de transformação, potenciando a transcendência, o recolhimento reflecte-se no cunho devocional de algumas das mais comoventes páginas da literatura musical sacra, como as que aqui propõem os agrupamentos do Orfeão de Leiria, mas também no carácter reservado de alguma da escrita para formações de câmara, esfera de intimidade onde grande parte das vezes se encontra mais vincada a personalidade dos compositores, por oposição à sumptuosidade das estruturas sinfónicas (…)» (Sobral Cid, M. 2011). Eis os tão decantados fluxos culturais que se importam/exportam numa cidadania local, regional e internacional. 

A imensurável criação
No seu primeiro festival como director artístico (escrevera notas para programas em várias edições anteriores e crítica dos concertos na imprensa de Lisboa e Antena 2 da RDP, Radiodifusão Portuguesa), Miguel Sobral Cid, inspirava-se em A imensurável Criação: «A programação da presente edição do Festival Música em Leiria tem como linha temática orientadora a ideia da ilimitada dimensão da criação. Múltiplas perspectivas de como pode ser proposto o objecto artístico, neste caso a obra musical, são aqui apresentadas num convite à reflexão sobre o processo criativo e ao entendimento mais alargado da criação musical, sem nunca perder de vista o objectivo primeiro deste evento, a fruição musical propriamente dita. Ao longo de treze programas diferentes (dezasseis espectáculos), diversas vertentes programáticas serão reconhecidas, qualquer uma delas identificando-se de alguma forma com a orientação proposta» (Sobral Cid, M. 2002).
E numa inspiração eminentemente pós-moderna, com todos os condimentos filosóficos mas expurgada de exuberâncias, tal a orientação que tipifica esta Obra, exalta a liberdade criativa: «Ao associarmos o conceito de liberdade ao processo de criação musical somos quase de imediato levados a pensar em espontaneidade e, consequentemente, em improvisação. Na verdade, a improvisação, enquanto processo em que o músico/intérprete se serve da sua espontaneidade para elaborar, pelo menos na sua forma final, a obra musical, apresenta-se como o mais paradigmático caso de liberdade criativa. Neste campo reconhece-se a preponderância do Jazz, se bem que outras formas musicais, compreendam igualmente, práticas de improvisação» (Sobral Cid, M. 2002).
Os mundos da arte são constituídos por uma pluralidade de intervenientes onde se
destacam dois lugares limite: os criadores que em percursos variáveis mais ou menos versáteis e intermutáveis, procuram sempre a sua singularidade artística e os outros que “criam” o criador dentro do campo da criação, como por exemplo os críticos, os comissários ou os organizadores, os marchands, os programadores. Enfim, toda uma série de intermediários culturais de quem os criadores dependem para a visibilidade/viabilidade das suas carreiras e que, na sua função de divulgação, consagram os artistas como se auto-consagram a si próprios (na singularidade que também eles detêm enquanto decisores). Nestes protagonistas se centra boa parte da mediação entre públicos e organizações. Sejam eles os próprios directores artísticos, sejam associações, empresas ou sujeitos autónomos a trabalharem formal ou informalmente em rede. Pois no Festival Música em Leiria, como noutras vertentes da animação proporcionada pelo OLCA, o processo é também este. 

Os accionistas da Cultura
Houve desde o primeiro instante a convicção de que se pode passar sem os grandes auditórios se a comunidade alargada dispõe dum tão vasto acervo de espaços naturais, igrejas, castelos, praças, recantos, etc., uma diversidade eminentemente pós moderna.

Entretanto o prestígio do Festival alargou-se, se os grandes nomes do mundo passaram “por aqui” e querem voltar, as co-produções com instituições prestigiadas como o Teatro Nacional de São Carlos, a Companhia Nacional de Bailado, o Hot Club de Lisboa, a Casa da Música, e os acordos muito especiais com a Fundação Calouste Gulbenkian (exultados aqui na primazia de Leiria na apresentação, por exemplo, do fabuloso bailado AmarAmália, sobre a vida da diva do fado, Amália Rodrigues), passaram a ser regra. Também a crítica internacional passou a estar atenta. E o Festival viu obras de sua encomenda a serem premiadas mundo fora.

Sem esquecer que, beneficiando do facto de ser um evento que ganhou os concursos do Ministério da Cultura, tem o apoio das Câmaras Municipais e da Fundação Gulbenkian, continua a ser eminentemente financiado pelo sector privado e público da economia.
Ângela Pereira vê assim esta obra: «O Orfeão de Leiria é música! O Orfeão de Leiria é dança! Tem contribuído muito para uma divulgação e conhecimento da música e da dança, cuja expressão mais concreta de actuação se materializa no Festival anual, Música em Leiria. Levou-nos ao conhecimento dos compositores de música erudita clássica, contemporânea e jazz. Deu espaço aos intérpretes e músicos portugueses e proporcionou-nos momentos de prazer musical e estético único. Jamais me esquecerei do espectáculo AmarAmália que tocou tanta gente naquela noite maravilhosa. E a oportunidade que criou ao incluir Leiria na digressão anual do Ballet Gulbenkian. O Orfeão de Leiria é pertença da nossa comunidade».

Se Paul Griffiths renomado musicólogo norte-americano, escrevia no jornal The New York Times em 1997 que o Festival Música em Leiria, pela sua temática, se encontrava entre os cinco melhores da Europa, de par com Bergen ou Salzburgo, então está quase tudo dito. Nenhum momento da história, nenhuma crise, justifica que se menorize o exercício espiritual e estético. Ao celebrar-se a 30ª edição consecutiva de Música em Leiria com o preito ao coro fundador, de que são herdeiras todas as estruturas actuais do OLCA, o Festival situa-se entre as realizações mais antigas do país em continuidade, sendo o acontecimento musical que mais forasteiros atrai a toda a região.
Henrique Pinto
Maio 2012



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