segunda-feira, 6 de julho de 2015

VIVA QUEM PENSA


As sondagens falham cada vez mais. Já expliquei as razões num destes dias. Apraz-me contudo dizer um pouco mais sobre duas delas.
As pessoas inquiridas mentem. Fazem-no sobretudo por medo e por serem induzidas a tal.
Sabe-se, e bem para lá do espaço urbano, que a devassa da vida quotidiana se faz a todos os níveis: facebook; escutas legais e ilegais, incluindo os registos das empresas, dos telefones, dos e mails, etc.
Por outro lado, nunca como agora se fez um massacre sobre os cidadãos, de dimensões tão alarmantes, ao nível da comunicação pública. Centenas de jornalistas mal formados ou a soldo, comentadores ao mesmo estilo, por vezes até de carater duvidoso (vi-o sem sombra de dúvida há poucos dias por parte duma docente universitária na TV, a, entre outros mimos, chamar pateta a Jaques Delors), propalam a cada instante ideias feitas pelos «poderes», quando não as conjeturas mais tenebrosas e ignorantes,  geradoras de instabilidade e medo.
Alguns comentadores que profissionalmente se pagam a peso de ouro, à esquerda e à direita, também dizem coisas deste género, «pois, os bebés são bonitos, mas quando crescem…! Referem-se aos gregos. Mesmo políticos jovens não se exibem às pequenas mentiras, escudando-se na pretensa sabedoria dos lugares que ocupam. Vi várias pessoas conhecidas no facebook a titularem os Nobel como Paul Krugman, e outros sábios, de ignorantes.
Quem souber o mínimo de história contemporânea sabe ser impossível haver um povo com 61% de radicais. Quem ler alguma coisa fora destes circuitos, conhece a força de regeneração do capitalismo selvagem ultraliberal que, em rede, cobre todo o espetro político à escala do planeta. Portanto, agora como em 2008, esta agiotagem, tema avivado pelo Papa Francisco, não desistirá tão cedo de sugar o sangue dos gregos impingindo-lhe os empréstimos para o pão (e particularmente para os bancos), de todo impagáveis. Os seus próceres fogem como o demo da cruz a ouvirem falar em estruturação das dívidas públicas.
Lembro-me sempre das empresas D. Branca aqui em Leiria a emprestarem dinheiro à semana com juros de 500% para se pagarem salários. Como seria expetável, todos os «beneficiários» faliram.
Henrique Pinto

Leiria, Julho 2015 

Sem comentários:

Enviar um comentário