terça-feira, 25 de agosto de 2015

DELÍCIAS DE CASCAIS E O OCEANO


A Casa da Guia é um dos recantos maravilhosos de Cascais. Aquela faixa estreita entre o Farol da Guia e o oceano tem todo o tipo de lojas de utilidade imediata. E além disso possui não sei quantos restaurantes e das mais belas esplanadas do mundo. Que encanto.
Quando era miúdo a malta ia até ali de bicicleta a visitar o farol.
Num dia em que a sirene dos bombeiros tocou cinco vezes, aviso de desastre no mar, e as viaturas passaram em Santa Marta com a leveza permitida pela substituição ilimitada das peças, qual mecânica dos cubanos, o pessoal cavalgou as bicicletas, quais cowboys, deixando as sandálias sobre as rochas, e lá se foi um tanto mais longe, até ao Cabo Raso. Aí encalhara o grande navio Hildebrando carregado de automóveis.
Também aí há agora um bar muito interessante.

Tais acidentes são hoje impossíveis. O oceano virou efetivamente um objeto de prazer mesmo se molhar um pé. A sua contemplação, no silêncio ou envolta numa boa conversa, costa além, é uma das novas delícias de Cascais. A vila está agora a concluir uma outra iguaria para os sentidos, inteligente, um roteiro singular, o Bairro Museológico.
Henrique Pinto
Leiria, Agosto 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário