domingo, 8 de setembro de 2013

CARINHO E RECONHECIMENTO


Amigos como, José Manuel da Silva, José Mesquita Lopes, Álvaro Laborinho Lúcio e Ana Manzoni, continuam a dar-me testemunhos que me sensibilizam e enternecem. Bem hajam.
«Caro Dr. Henrique Pinto, desde já peço desculpas pelo meu atraso na resposta ao seu e-mail.
Não foram as férias que me fizeram ausentar do computador, mas o facto de ter de entregar a minha tese na UA até ao final de Novembro deste ano. Têm sido dias e dias de trabalho contínuo.
Amanhã vou recomeçar as minhas idas a Leiria e já sinto um enorme vazio... Já prevejo que quando entrar no Orfeão de Leiria vou sentir que não é o mesmo!... Tudo poderá parecer igual, mas a sua ausência, mesmo que não a física, parece fazer cair um alicerce, a alma que se mantinha a agregar todo o Orfeão. Claro que temos de manter o espírito positivo, com trabalho e alguma sorte o Orfeão continuará a ser um Projeto viável, depois do grande empurrão que o Doutor já deu a este 'barco'. Na
educação e na música nunca existiu a facilidade e a estabilidade necessária do apoio estatal ou empresarial. Nos últimos anos a educação e o país têm levado muita pancada, por uma corja de 'dirigentes' que só vê números (os deles) e um grande  light show de egoísmo e estupidez à sua frente.

Por essas e muitas outras razões, penso que o Dr. Henrique Pinto está de parabéns por todo a sua dedicação, trabalho, esforço e alma que ofereceu ao Orfeão e ao OLCA.
Não tenha dúvidas de que o que herdou dos seus pais foi posto em prática de uma maneira que os deixaria orgulhosos.

Agradeço tudo o que pôs à minha disposição, principalmente a amizade. De igual maneira coloco ao seu dispor tudo o que for necessário, para continuarmos com o no nosso amistoso empenho no caminho que se segue.
Um grande e apertado abraço,

José Mesquita» 
«Caro Dr. Henrique Pinto,
Em primeiro lugar peço desculpa pela demora na resposta mas, por ter entrado em férias e por compromissos pessoais, mais precisamente no acompanhamento da minha mãe, não tive a disponibilidade necessária para ler o e-mail com a atenção merecida e responder.Entendo perfeitamente a sua decisão e, apesar do “amor à camisola”, no qual também me revejo há momentos da nossa vida em que temos que tomar determinadas decisões, por muito que nos custe. Decerto não foi uma decisão fácil de tomar e que deixa algum vazio, no entanto, o facto de ficar ligado a alguns projetos, irá
minorar essa saudade. 
 
Tive o privilégio de assistir ao crescimento do Orfeão de Leiria e assistir a muitos episódios que relata. Apesar das dificuldades e por vezes de certas contrariedades, a dimensão que o Orfeão de Leiria ganhou é inquestionável e a si muito o deve. Como refere «a obra não morre com o seu criador», por isso resta-nos a todos continuar a trabalhar e a “lutar” para que esta Instituição continue o seu percurso de Grande Mérito e sucesso. 
Por último, agradeço toda a confiança que depositou em mim e em toda a equipa da EDOL. Espero que continue a ser um espectador assíduo dos nossos espetáculos. 
Com admiração, até breve, 
Ana Manzoni»; 
«Estimado Dr. Henrique Pinto
Caro amigo
Acuso a receção da sua carta informando a cessação de funções na direção do Orfeão e agradeço a simpatia de me ter incluído no número de pessoas que considera terem dado  um contributo positivo para o sucesso da sua gestão e da obra ímpar que deixa.
Não são necessárias muitas palavras para sublinhar o quão estimulante foi acompanhar, umas vezes mais de perto, outras mais distanciado, mas sempre atento, o trabalho sem paralelo em Leiria e, muito provavelmente no país, que o Henrique Pinto e as sucessivas equipas que o acompanharam realizaram em prol da cultura e da elevação do nível de educação artística desta comunidade.
Ainda é cedo para fazer história mas ninguém duvida que se encerra um ciclo virtuoso marcado por uma fortíssima liderança, uma invulgar capacidade de realização e uma resiliência a toda a prova face às dificuldades.
Não posso deixar de lhe agradecer também a simpatia com que sempre se relacionou comigo que, espero eu, tenha sido sempre entendida por si como mútua e cá continuo, aqui ou noutras funções ou situação, ao dispor.
Desejo-lhe as maiores felicidades pessoais e sucessos profissionais e cívicos.
Com um abraço de amizade, estima e consideração. 
José Manuel Silva 
Vice-Presidente
Instituto Politécnico de Leiria»; 
«Exmo. Sr. Dr. Henrique Pinto
Passado todo este tempo, durante o qual estive ausente, venho agradecer a sua tão gentil carta de despedida na ocasião em que abandona as funções de Presidente da Direção do Orfeão de Leiria (OLCA).
Para lá das palavras de circunstância que tantas vezes acompanham estes momentos, o Sr. Dr. Henrique Pinto impõe-nos o dever de uma séria e
profunda reflexão que seja capaz de nos conduzir à memória de todo um trajeto excecional de dedicação ao Orfeão de Leiria, à cultura em geral, e ao exercício de uma cidadania activa comprometida com a cidade, a região e o país.
É, pois, de dentro desse pensamento feito de recordação e reconhecimento, que lhe deixo uma palavra de muitíssimo apreço e enorme gratidão por tudo aquilo que fez por todos nós e pela forma superior como soube sempre fazê-lo. Do mesmo modo que tomo a liberdade de lhe fazer sentir quão importante continuará a ser a sua participação na vida cultural e cívica da cidade, cidade onde espero poder encontra-lo e, ainda que muito modestamente, acompanha-lo também.
Com muita gratidão, admiração e estima,

abraça-o o

Álvaro Laborinho Lúcio

Coimbra, 1 de Setembro de 2013»
 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário