quinta-feira, 7 de agosto de 2014

AFINAL QUEM É O SUJEITO!?

Estou a retomar a minha prática clínica no país depois dum novo ciclo de vida profissional muito intenso. No próximo dia 15 de Setembro iniciarei as minhas consultas em NUTRIÇÃO CLÍNICA, nomeadamente no Centro Hospitalar de São Francisco em Leiria, cidade onde tenho residência, a exemplo da minha prática médica em várias localidades do país.
Diz o povo, «presunção e água benta cada um toma a que quer». Todavia, cada qual é sempre novo para as gerações que dia a dia se sucedem. Num mundo de grande oferta de tudo, e particularmente do supérfluo ou maleficente, é sempre necessário e útil que nos mostremos, mesmo a quem nos possa conhecer um pouco. Pois importa também saber que alguma diferença pode fazer ter ou não um dado perfil, saber ou não o que pode valer alguém com os seus saberes. Por isso mesmo ouso repassar aqui algumas notas do meu Roteiro de Vida.Faço-o sem presunção e com o sentido de pragmatismo queos dias exigem.


BREVE ROTEIRO DE VIDA

«Henrique Manuel Correia Pinto, de nome clínico Henrique Pinto, filho de Cândido Pinto e de Maria Lopes Correia, tem 64 anos e é natural de Sesimbra (Corredora, Castelo), onde completou a instrução primária e o primeiro ano do então liceu (Colégio Costa Marques). Viveu a adolescência em Cascais estudando na Escola Salesiana de Stº António do Estoril e no Liceu Nacional de Oeiras.
É licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra. Médico, docente universitário, Consultor e Formador Internacional, diplomado em Saúde Pública e especialista desta matéria pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Saúde Pública por esta Universidade, é demais graduado pela Universidade Nova de Lisboa, Universidad de León (Espanha), London School of Hygene and Tropical Medicine (Inglaterra) e Instituto das Ciências da Saúde. É ainda pós graduado em Nutrição Clínica. Em 1979 foi bolseiro da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Londres. Tem colaborado profissionalmente com a OMS, o UNICEF e o Centers for Diseases Control and Prevention (EUA) em muitos países à volta do mundo.
Desde sempre exerceu Clínica Geral. Tem exercido cumulativamente a Nutrição Clínica. Desenvolve atividade internacional intensa a nível científico e social. Foi pessoalmente distinguido pelo Governo com a Medalha de Mérito Cultural. No ano 2000 foi distinguido pela Ordem dos Médicos. Em 2005 foi distinguido em Chicago, EUA, pelas entidades parceiras da Iniciativa Global da Polio com o International Service Award for a Polio - Free World. Neste mesmo ano a Rádio Central FM distinguiu-o na sua Gala com o troféu Por um Mundo Melhor. Foi homenageado pelo Hospital Central de Brasília (Brasil) pelo envolvimento na Campanha de Correção Cirúrgica de Lábio Leporino em crianças. Para além doutras distinções recebeu a Medalha de Prata da Cidade de Leiria (2010). Presidiu ao Rotary Club de Leiria (1998 – 99). Foi Governador de Rotary International (RI) e Presidente da Assembleia Geral da Fundação Rotária Portuguesa em 2002-03 e desde então Coordenador de RI para vastas zonas do planeta em múltiplas áreas, nomeadamente a Literacia. É Advocacy Advisor for Polio Eradication do Board de RI (2002-16). Música e escrita são seus «hobbies», com 9 livros e mais de milhar e meio de artigos na imprensa e em revistas científicas, internet, «lectures» de congressos e conferências sobre matérias diversas. Foi Autoridade de Saúde em Leiria. Teve várias funções dirigentes, clínicas e técnicas na Saúde ao nível da administração local, regional e nacional.
Como a escrita a música foi desde sempre um dos seus hobbies. Membro do Coral dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e seu diretor (1973-76). Foi então membro do Conselho de Administração do Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra). Foi primeiro cofundador (pelo Orfeão de Leiria) com o Ministério da Cultura (1993) da Orquestra Filarmonia das Beiras e sempre seu dirigente, incluindo a presidência. Integrou Corpos Sociais de diversas Instituições como o Jornal de Leiria, a ENSEMBLE, Associação de Escolas de Música, a Associação de Escritores e Artistas Médicos da Ordem dos Médicos, a Liga dos Amigos do Hospital de Santo André (Leiria) e o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria. Presidente da Direção do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (fundador das Escolas de Música, EMOL, e dança, EDOL, Conservatório Sénior, CSOL, e responsável pela construção do atual Edifício Sede), janeiro de 1983 – Julho de 2013. Presidiu desde a criação ao Executivo do Festival Música em Leiria (fundador) em 31 edições consecutivas».

 NUTRIÇÃO CLÍNICA? EXPLIQUE LÁ ISSO POR MIÚDOS… 
Claro que sim…
A Nutrição Clínica é hoje a área da saúde mais abrangente. Toca a generalidade da população no que há de mais simples e quotidiano, o alimentar-se. É uma área alvo de distorções comportamentais de gravidade diversa. Os problemas ligados à alimentação são ainda negligenciados pela desregulação oficial e agravados por um mercado agressivo em produtos e publicidade distorcida. Tratar, prevenir e aconselhar constituem uma tríade imperiosa em Nutrição Clínica.
Nutrição Clínica não é apenas o tratamento da obesidade, que é um processo inflamatório com alto grau de risco para situações clínicas graves. Esta é, aliás, uma atividade tanto mais importante quanto a publicidade enganosa, a auto prescrição e as más práticas lhe acentuam a severidade.
Nutrição Clínica é a área da nutrição pela qual são tratadas através da alimentação e vida saudável diversas doenças que acometem o ser humano. Em Nutrição Clínica atua-se também pela mesma forma, nutricional e terapêutica, ao prevenir o aparecimento doutras doenças e no controle de doenças crónicas.
O atendimento de Nutrição Clínica é realizado pelo profissional ao nível ambulatório ou hospitalar. Ao médico graduado em Nutrição Clínica, compete uma maior interação entre o processo nutricional e a avaliação e prescrição clínica.
São diversas as doenças que necessitam de acompanhamento nutricional rigoroso para evolução e melhoria do seu quadro clínico. Dentre elas podemos destacar: todos os graus de obesidade, intolerâncias ao gluten e à lactose, desnutrição, diabetes, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia, fenilcetonúria, cirrose hepática, várias doenças reumáticas, gota, insuficiência renal aguda e crónica, hipertensão arterial, cardiopatias e obstipação crónica, anorexia nervosa e bulimía nervosa, ingestão compulsiva de alimentos, entre outras. Também os grandes traumas como queimaduras e cirurgias precisam de atenção nutricional, uma vez que, estes doentes correm o grande risco de apresentarem desnutrição.
No atendimento em Nutrição Clínica o cliente/paciente é examinado individualmente, sendo observada a sua situação fisiopatológica, história clínica pregressa, atual e familiar, estado nutricional, físico e bioquímico (análises quando necessário), podendo assim ser formulado o diagnóstico nutricional e instituídas conduta e terapêutica de raiz nutricional. O atendimento 
ambulatório em Nutrição Clínica visa ainda o controle de peso e o aconselhamento e educação nutricional para indivíduos sadios ou doentes. A dietoterapia (tratamento através dos alimentos) é a ferramenta mor usada para a recuperação dos clientes/enfermos. Para cada doença existe uma prescrição de dietoterapia específica, cabendo ao profissional em Nutrição Clínica fazer a seleção dos alimentos que comporão a prescrição.
Leiria, Julho 2014

Henrique Pinto





Sem comentários:

Enviar um comentário