terça-feira, 19 de janeiro de 2016

DIÁLOGOS CIBERNÉTICOS AO PÔR DO SOL

Marisa Matias em O Observador, com a devida vénia
PEPETELA E MARISA
Alfredo Barroso: Na sua magnífica intervenção no comício do cinema São Jorge, a abarrotar, a candidata presidencial Marisa Matias lembrou o escritor angolano Pepetela, «que nos fala de um mundo dividido em homens e mulheres e depois há os calcinhas», que são os que «tremem sempre perante os poderes, que andam sempre aprumadinhos na sua farda, que obedecem a tudo, que gostam de tudo (…).
Henrique Pinto Para Marisa, «o topo do nosso país está cheio de 'calcinhas'», os mesmos que «têm a coluna treinada para vénias» ao FMI, à Comissão Europeia ou a Berlim. Nas palavras da candidata, «são os reis da política realista e os resultados dessa política são, realisticamente falando, a desgraça de Portugal». Marisa deu, a propósito, os exemplos do BANIF e do NOVO BANCO, «da enxurrada de dinheiro que por ali vai», e lembrou que essa «única solução» nunca foi uma solução, mas um «assalto». Para Marisa, «o topo do nosso país está cheio de 'calcinhas'», os mesmos que «têm a coluna treinada para vénias» ao FMI, à Comissão Europeia ou a Berlim. Nas palavras da candidata, «são os reis da política realista e os resultados dessa política são, realisticamente falando, a desgraça de Portugal». Marisa deu, a propósito, os exemplos do BANIF e do NOVO BANCO, «da enxurrada de dinheiro que por ali vai», e lembrou que essa «única solução» nunca foi uma solução, mas um «assalto». Para Marisa, «o topo do nosso país está cheio de 'calcinhas'», os mesmos que «têm a coluna treinada para vénias» ao FMI, à Comissão Europeia ou a Berlim. Nas palavras da candidata, «são os reis da política realista e os resultados dessa política são, realisticamente falando, a desgraça de Portugal». Marisa deu, a propósito, os exemplos do BANIF e do NOVO BANCO, «da enxurrada de dinheiro que por ali vai», e lembrou que essa «única solução» nunca foi uma solução, mas um «assalto».que aceitam tudo». Para Marisa, «o topo do nosso país está cheio de 'calcinhas'», os mesmos que «têm a coluna treinada para vénias» ao FMI, à Comissão Europeia ou a Berlim. Nas palavras da candidata, «são os reis da política realista e os resultados dessa política são, realisticamente falando, a desgraça de Portugal». Marisa deu, a propósito, os exemplos do BANIF e do NOVO BANCO, «da enxurrada de dinheiro que por ali vai», e lembrou que essa «única solução» nunca foi uma solução, mas um «assalto».: Para mim Pepetela era o máximo até à acusação nunca desmentida de ter sido um dos interrogadores de presos aquando da Revolta de Nito Alves. Marisa é um sopro de futuro radioso, não precisa de tais constructos literários. Gosto dela.
Procissão dos Mortos na Cidade do México, em Spectre (último filme de James Bond)
Alfredo Barroso : Henrique Pinto explique-me lá o que são «constructos literários»?!
Henrique Pinto : Com todo o gosto o faço em nome da minha elevada consideração pelo senhor e pela sua família. Estou certo que não está a brincar comigo. Sei que um verdugo pode escrever bela poesia. O carrasco da Bósnia era psiquiatra e poeta publicado. Também se pode passar o contrário, membros da Juventude Hitleriana subiram na Curia romana, e por ai adiante. A tolerância e a assunção da redenção não me chegam para pôr de lado a ideia que quem alegadamente fez o mal, foi agente de tortura, não pode escrever sentidamente o bem. Os escritos desta gente serão sempre construções sem sentimento, artefactos sem alma, representações sociais distorcidas, constructos (termo da sociologia tão do agrado de Boaventura Sousa Santos) ocos. Será sempre difícil ver neles a verdade. Não gosto de ver nomes de supostos verdugos ao peito de gente boa. Obrigado.
Alfredo Barroso : Obrigado pela explicação Henrique Pinto. Mas olhe que foi a minha amiga Marisa Matias, discípula de Boaventura Sousa Santos, que citou (e bem) o texto de Pepetela.
Henrique Pinto armado em Bing Crosby (Salgados, Leiria)
Henrique Pinto : Mais estranhei... caríssimo Alfredo Barroso. Mas ninguém pode saber tudo. E há coisas que até dói saber. Muito obrigado pela gentileza. Um abraço.
Confissão sobre desditas de paixão
Lady Mary: Olá…Espero que estejas bem… Com o devido respeito não me venham falar em amor porque salvo raras exceções é conversa. Tenho uma amiga que tinha uma relação assumida com um rapaz. Ficou grávida. Ele não lhe dá nem um cêntimo para as consultas…, ameaçou que lhe vai retirar o bebé quando nascer. Outra, que é 
A Roda, Natal de Cascais
Juíza perdeu o bebé porque o marido também juiz lhe deu uma sova. Um amigo foi abandonado pela mulher que lhe deixou os filhos. Outra amiga anda em litígio porque o ex- marido quer a filha por vingança. Outra o marido bate-lhe. Outra amiga o ex-namorado queria que ela tivesse um filho para herdar o património dele mas não queria casar com ela para ela não ter direito. Amor? (…)
Jess: Não será tão grave assim. Eu não ligo muito aos papéis. Mas se alguém insistir neles porque não?
Henrique Pinto
Janeiro 2016
In Facebook
Henrique Pinto, Paredão, Estoril, com Andreia Pinto



Sem comentários:

Enviar um comentário