quarta-feira, 10 de agosto de 2016

FELIZ CIRCUNSTÂNCIA

Sempre que precisei os meus colegas de profissão, os médicos, foram absolutamente magníficos.
Certo dia em San Diego, USA (já contei isto por aqui), uma minha amiga investigadora da Universidade da Califórnia do Sul, disse-me o seguinte: recebemos lá hoje um telegrama dum médico português com 56 páginas, todos rimos. Na altura ainda não era comum o telex. Por esses dias Aldoux Huxley por lá palestrara com muito sucesso. Quando me referiu o nome do professor Cunha Vaz respondi-lhe de pronto: riram, mas certamente por ignorância. De fato, neste momento, esse meu querido professor de oftalmologia é o dono da cadeira na Universidade de Chicago, atentem no telegrama e talvez a universidade de San Diego possa vir a ter um dos grandes mestres mundiais desta disciplina médico-cirúrgica.
Efetivamente o professor Cunha Vaz criou na Universidade de Coimbra em Portugal um dos centros mundiais de referência da oftalmologia. O meu condiscípulo em Coimbra, António Travassos (não gosta de ser tratado por professor), autor dessa proeza da medicina, qual Jesus perante Lázaro de hoje, é um dos seus muitos alunos de eleição que continuam na cidade e no país a honrar o prestígio dessa escola e desse mestre no mundo.

Ao colega António Travassos e ao professor Rui Proença (e às suas equipas) devo a feliz circunstância de ainda andar neste mundo e vendo o que se passa. Obrigado, caríssimos.
Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário