terça-feira, 4 de outubro de 2016

FUGIR AO RADICALISMO

Como encarar esta efeméride do Dia do Animal?
Pensando em duas ou três ideias básicas e juntando-as com honestidade e desprendimento.
O Homem é um animal carnívoro. Come carne e peixe. Mas também come plantas e frutos para equilíbrio do seu metabolismo ou como única opção. É o seu determinismo como espécie. E cada espécie tem o seu.
Existem, e muito bem, movimentos de defesa dos animais. O PAN português nem tem sido muito ortodoxo. Aparecem agora os grupos institucionalizados de defesa das plantas.
Se não houver algum bom senso para fugir ao radicalismo de qualquer destas forças de opinião estaremos a conjeturar para pôr em causa a vida na terra e a vilipendiar as amibas, nossas antepassadas distantes.
Há um campo enorme para a defesa do direito animal, o de ter uma vida condigna no seu habitat, com alimentos e sem maus tratos, e o respeito do Homem. A caça moderada e organizada com base na Lei tem um efeito substantivo na preservação das espécies e na proteção das culturas. Do mesmo modo, e ao invés, as quotas de pesca levam ao equilíbrio da fauna e à preservação dos habitats.
Quem exaurir os solos com colheitas repetidas ou fizer cortes de árvores e plantas de menor porte, com caráter avulso – e, no entanto, tem sido esse o procedimento mais frequente, tolerado oficialmente, com sobreiros, azinheiras, etc. para fins de dúbio interesse -, está, obviamente, a agir danosamente sobre o planeta Terra e a sua atmosfera. O direito de todos nós à qualidade de vida e ao da paisagem e da estética também cabe nesta rubrica.
As associações para proteção de ambas as extensões da vida têm feito um bom trabalho, em geral.
E há bons exemplos por aí. O Cirque du Soleil, porventura o maior do mundo, não tem animais. Todavia, compete à educação das nossas crianças e adultos fazerem deste item sua área de trabalho. É algo a fazer parte do ADN dos nossos concidadãos e das diversas políticas públicas, da agricultura às forças da Lei, bem como dos Anais da cidadania.
Hpinto no Dia do Animal

Outubro 2016
Fotos: imagens da digressão em curso do Cirque du Soleil

Sem comentários:

Enviar um comentário