quinta-feira, 20 de outubro de 2016

SATISFAÇÃO PLENÍSSIMA

Leiria
Tenho a certeza de ter salvo muita gente da morte anunciada ou da pobreza prepotente. O que me dá confiança e persistência. As obras que construí por aí durarão seguramente pelo seu valor intrínseco.
Na próxima semana palestrarei no Rotary Club em Aveiro. Transmitir o que se sabe para melhor ajudar a prática da solidariedade e do bem servir é algo que me empolga. Por isso faço anualmente 50-60 destes encontros, a convite dos companheiros Rotários responsáveis.
A reunião semanal do meu clube, o Rotary Club de Leiria, teve um motivo de atração especial.
Quando fui presidente do clube, antes de me ter habilitado a Governador de Rotary International, criei a instituição de solidariedade (depois IPSS), para a qual encontrei o nome feliz de Vida Plena. Consegui o apoio do Estado em 250 000 € e a cooperação de várias instituições regionais, de par com a autarquia). Depois os companheiros ajudaram a levantar a Obra.
Realizou-se assim a Assembleia Geral da IPSS, com os sócios (maioritariamente rotários), e as representações da Câmara Municipal e do Agrupamento de Freguesias de Leiria.  E, como foi reconhecido pelo presidente Victor Cordeiro, tal imbuiu-me dum silencioso orgulho
Esta IPSS foi criada na firme atenção de servir as crianças em maior risco e menor proteção. Na Carta de Intenções que escrevi em 1998 o objetivo era mais amplo, incluindo, por exemplo, desde a melhoria ambiental da família ao pleno emprego de ao menos um dos pais. Todavia, alguns dos parceiros queriam ver resultados mais rápidos. Perdeu-se assim parte do propósito do começo em favor da eficácia. Mas estamos felizes pelos resultados.
É um infantário fantástico que fecha apenas 8 dias por ano (à volta, entidades com preços superiores e iguais condições do Estado, chegam a encerrar 6 semanas por ano), recebe as crianças menos favorecidas (e também de estratos sociais mais possidentes, que procuram qualidade ao melhor preço, mas onde só o staff sabe quem são as crianças, desfavorecidas ou não), e pratica os preços mais baixos do mercado. Tem uma equipa notável e parca e instalações de imensa beleza e bem estar.
Enfim, Rotary, sobretudo pelo mundo onde cheguei e me proporcionaram intervir, a Saúde, exatamente com semelhante extensão física, terrena, o Orfeão de Leiria, os seus conservatórios, as geminações da cidade pelo mundo, os Festivais de Música, Vida Plena, em tudo o que me esforcei por fazer bem, e muitas das pessoas boas de Leiria, constituem assim boa parte da minha Satisfação Plena.
H Pinto
Outubro 16
Inauguração do Edifício Escola do Orfeão de Leiria pelo senhor Presidente da República Jorge Sampaio


Sem comentários:

Enviar um comentário