sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CAVACO SILVA ESTARÁ DOENTE?


Estará o Dr. Cavaco Silva efectivamente doente, com Alzheimer?
Estará o presidente a preparar-se para resignar logo que aprovado o orçamento de Estado?
Quando uma experiência é muito repetida não é curial esperarem-se resultados diferentes dos já conhecidos.
Pois bem, há meses que circula neste país de boatos e cabalas (a minarem as expectativas tão caras à economia e ao bom nome de muita gente), que o Professor Cavaco Silva está doente e não vai recandidatar-se a Belém.
A avaliar pela encenação discursiva do seu périplo actual pelo país – recuperando para si parte dos argumentos de outros candidatos -, isto não passaria de mais uma dessas experiências, a última das atoardas com que o país tem vivido nos noticiários, anos a fio.
A quem interessa um tal boato? Se bem analisado veremos que só à personalidade nele envolvida ou à sua «entourage» político-partidária poderia interessar, se só boato, chegado momento indicado para o desmontar.
Agora são fontes mais que próximas do presidente a reiterarem a cantilena da sua doença. Estará o tabu a servir-se ou a iludir os próprios amigos?
Não acredito nesta «doença». Mas, quer haja veracidade quer reste apenas a cabala, o visado deveria fazer sobre esta situação um esclarecimento imediato. Porque qualquer das possibilidades é passível de gerar um embuste monumental, tanto maior quanto mais tarde chegar a hora da verdade.
A Dra. Leonor Beleza enquanto governante dizia, e muito bem, «o que é anónimo vai para o lixo». Mas o lixo aqui atenta contra a honra e a dignidade do cargo envolvido e de quem pode iludir-se com a eventual mexeriqueira.
Admitindo a veracidade da doença governo e principal partido opositor estariam na ignorância «oficial» deste «samizdat» a correr o país, velozmente?
Admitindo a suposta veracidade ou mentira dessa notícia que se espalha como o «crude» no Golfo do México, pessoas ilustres do país, próximas do presidente, fazedoras de opinião ou acumulando isso com a disponibilidade para «príncipes regentes», deveriam tê-lo já alertado para «o monstro» que se estará a criar.
Andará a imprensa estrangeira distraída!? Será mesmo mais uma das cabalas à portuguesa?
Agora se o desmentido chegar próximo das eleições presidenciais ninguém pode dizer em nada ter contribuído para o logro.
Henrique Pinto
Setembro 2010
FOTOS: Cavaco Silva; José Sócrates; Leonor Beleza; Marcelo Rebelo de Sousa; jardins do Palácio de Belém






Sem comentários:

Enviar um comentário