sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A HUMILHAÇÃO DE BRUXELAS


«O visto prévio em Bruxelas é uma humilhação», disse-o Fernando Nobre em Santarém em mais uma etapa dum combate assaz difícil. Enfrentar o estabelecido, a retórica tonta de quem nunca fez grande coisa pelos outros ou os tabus de quem se escora na iliteracia vasta, como se fosse guru da economia, um e outro à porta da casa dos oitenta – e tanto afrontaram Mário Soares com a idade -, não é fácil.
Sabemos que os gregos fizeram batota com as estatísticas orçamentais ludibriando Bruxelas. Haverá a suspeita de os portugueses fazerem o mesmo? O Dr. Cavaco Silva chamava a Belém Sócrates e Passos Coelho e tudo faria para que o orçamento se concluísse sem mais incómodos para o país que os já esperados! Quem lhe diria não?
Avolumam-se os desafios para Portugal.
«O que é que os candidatos» opositores à campanha de Fernando Nobre «trazem de novo» para enfrentar tais desafios?
«Queremos que este movimento da minha candidatura a Belém se constitua como catalisador de boas vontades, estejam elas onde estiverem». No topo da nação terá de haver «responsabilidade e exemplaridade». Para o conseguir «contamos com os portugueses com coluna vertebral e espírito de acção».
Vamos assistindo ao cortejo dum presidente que não soube fazer frente aos partidos, tanto com a marcação de eleições a metro no ano passado (permitindo assim a delapidação do orçamento a favor daqueles, que recebem do Estado por cada eleição), como no Estatuto autonómico dos Açores (não requereu a constitucionalidade em tempo útil), nisso prejudicando extraordinariamente a população do arquipélago. Um presidente que «dialoga» com as forças políticas com remoques e recados através da comunicação social. Será este o exemplo a prevalecer numa Europa em perda de valores?
Fernando Nobre propugna assim uma «cultura dos deveres», o «novo e diferente» com efeito inspirador, a «cidadania prática» e culta. Idílico, dirão alguns. A cultura no poder, sentirão muitos.
Henrique Pinto
Setembro 2010
FOTOS: Sede da União Europeia em Bruxelas; Apresentação do Mandatário Distrital de Fernando Nobre por Santarém - Fernando Nobre; Nelson de Carvalho e Francisco Madeira; Mendes; Nelson de Carvalho; Abertura da Sede de Candidatura de Fernando Nobre na Nazaré - Telmo Inácio, Henrique Pinto e Leonel; Cavaco Silva e esposa na Turquia; Açores - ilha do Pico com São Jorge em fundo

Sem comentários:

Enviar um comentário