terça-feira, 11 de setembro de 2012

JOAQUIM GONÇALVES, UM HOMEM SIMPLES E EXTRAORDINÁRIO

O meu bom companheiro em Rotary, Joaquim Gonçalves, foi hoje a enterrar em Oeiras, terra onde vivia.
Tenho-o como um homem extraordinário, porventura dos meus «compagnons de route» que, com Artur Almeida e Silva, seu e meu amigo do peito, maior admiração me suscitou.
Ele e a esposa Tucha tinham aquele sorriso radioso sempre plasmado no rosto, indutor da mais franca empatia e admiração.
Ligado profissionalmente à Rede de Supermercados Pão de Açúcar, desempenhou inúmeras funções do mais alto nível no movimento rotário, nomeadamente Governador 1986-87,ao tempo do Presidente Mat Caparas, o do lema «Rotary leva esperança», que me perguntava sempre «então e o Marcelino?», outro ilustre amigo que já nos deixou fisicamente. Parta além de responsabilidades no Distrito 1960 e no seu clube, o RC Algés, foi ainda dirigente muito empenhado na Fundação Rotária Portuguesa.
Estive na homenagem muito sentida que o RC Carnaxide lhe fez há uns anos atrás. Não pude, infelizmente para mim, acompanhá-lo no seu funeral. Mas manifesto o meu pesar a todos os familiares e amigos dizendo-lhes, do coração, que pena não serem muitas as pessoas boas e importantes, mas discretas e puras, como o Joaquim.
11 de Setembro 2012
Henrique Pinto
 FOTOS: Joaquim da Silva Gonçalves; Alberto Maia e Costa e Maria Casimira e Joaquim Gonçalves; Maria Casimira, Henrique Almeida, Joaquim Gonçalves e Tucha; Artur Almeida e Silva (à esquerda); Joaquim Gonçalves (à esquerda na segunda fila) num plenário da Rotary Foundation em Novembro 2002, no Hotel da Curía, quando fui também governador de Rotary International
 

1 comentário:

  1. Fazemos nossas as palavras sentidas do nosso PGD Henrique Pinto. Que o nosso saudoso PGD e grande Companhiro Joaquim Gonçalves esteja em Paz e que Deus lhe conceda o seu merecido e eterno descanso.
    Vamos recordar a sua ação,os seus ensinamentos e a sua grande obra em ROTARY.
    ROTARY CLUB DE MAFRA
    Conselho Director 2012/13

    ResponderEliminar