sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SONS DO MUNDO

A apresentação do projeto:

Conhecer sons, percorrer o mundo pelas sonoridades que caraterizam cada região, cada cultura, cada forma de vida é a proposta do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes com o projeto Sons do Mundo. Numa viagem que se fará todos os anos, o OL CA dará a conhecer um instrumento, uma forma de ouvir o mundo e de expressar a arte, a todas as pessoas, mais pequenas e maiores.
O toque, a experimentação, fusão de tecnologias e de tradição, concertos inesquecíveis e momentos únicos, dominarão a temporada Sons do Mundo que se realiza, anualmente e durante alguns meses, já a partir de dezembro de 2012.
O primeiro convidado? O Gamelão de Porcelana e Cristal! 
Apresentação do Gamelão: 

O Gamelão de Porcelana e Cristal, um grande e misterioso instrumento musical

O Gamelão de Porcelana e Cristal é um instrumento musical, um grande, diferente e misterioso instrumento musical.
Constituído por centenas de peças de porcelana, faiança, grés, vidro e cristal, é um instrumento musical coletivo, que é, simultaneamente, uma escultura, um projecto de arte em si próprio.
Foi inspirado no milenar gamelão javanês, mas a sua criação foi imbuída também de um espírito criativo mais contemporâneo, seguindo várias tendências da música experimental, de John Cage a Harry Partch. É por isso que o Gamelão de Porcelana e Cristal soa de forma única: combina vários tipos de timbres e é usado em estrita relação com a noção de espaço e percurso.
O Gamelão permite a qualquer um expressar-se musicalmente, mesmo sem treino musical, mas também por pessoas com formação musical, que encontram nele desafios originais, inovadores e interessantes, e aliam a tradição às modernas tecnologias
Pelas suas caraterísticas, o Gamelão pode adquirir várias formas e dimensões, sendo reformatado em função do espaço arquitectónico que o venha a acolher. Em Leiria, o Gamelão de Porcelana e Cristal chega à cidade pela mão do Orfeão de Leiria, e será instalado no MIMO, Museu da Imagem em Movimento.
Joaquim Branco
Novembro 2012 

NOTA: Este é um novo Projecto do Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes coordenado pelo professor Joaquim Branco. Henrique Pinto
 

Sem comentários:

Enviar um comentário