terça-feira, 4 de dezembro de 2012

OS PROTAGONISTAS DA VIDA (1)

O NERLEI (Núcleo Empresarial da Região de Leiria) encomendou à empresa JLM um plano estratégico tendente a trabalhar-se Leiria como Região de Excelência. Não é uma ideia nova. Mas é uma excelente ideia e que subscrevo.
Para avivar a discussão no Eixo Pessoas, seguramente com a elevadíssima coordenação de Carlos Antunes, preparei a reflexão que se segue.
Diferentes de lugar para lugar os indivíduos crescem para a acção pela forma como se articulam uns com os outros e consoante a sua memória histórica, tão importante como a do conhecimento em vida ou da derme. O processo de comunicação está a mudar e normalizar este paradigma.
A análise SWOT para Leiria/Região tendo por base as pessoas não pode ser alheia ao modo como elas interagem, produzem, são capazes ou têm por objectivo ou desígnio fazer. Apraz-me por isso, neste começo, citar dois exemplos sociais e organizativos que vivi e onde as pessoas sempre estiveram em primeiro lugar.
Em 1975 o Distrito de Leiria teve um surto gravíssimo de cólera, imagem de marca dos países de miséria. Em 1976 o Distrito tinha taxas de mortalidade infantil estimadas como acima mas próximas da média nacional, que era muito alta. Mas os cálculos da mesma taxa para a Nazaré, por exemplo, quadruplicavam então os valores para o país (próprios de países de baixíssimo desenvolvimento). Trinta e cinco anos depois, seguindo a tendência decrescente dos últimos vinte anos, os valores para o Distrito são inferiores à média do país que, por sinal, tem a taxa mais baixa do mundo.
Num outro registo, digo-vos, há trinta anos fui convidado para presidir ao Orfeão de Leiria, colectividade já muito prestigiada mas então numa fase decadente, com um coral e um grupo de teatro moribundos e algumas aulas de ballet e de solfejo. Hoje, Conservatório de Artes com extensões ao ensino profissional e ao de seniores, tem sido a maior escola artística do país – trinta e tal antigos alunos a prosseguirem os seus estudos em universidades estrangeiras das mais creditadas -, e desenvolve um espectro largo de intervenção cultural na cidade e região particularmente significativo. A ponto de ser a única instituição privada de ensino portuguesa a ser membro da exclusivíssima Associação congénere Europeia.
Mesmo tendo em consideração que os tempos mudaram e que o país mudou também, num salto gigantesco, não se pode deixar de evidenciar que tais crescimentos na qualidade de vida se enquadram numa estrutura demográfica jovem e num fluxo de crescimento económico apreciável. Por detrás destes exemplos de sucesso estão pessoas, estratégias e organização. O atraso de hoje no país em relação a outros paísesda família Europeia, se mostra o imenso caminho que era suposto ainda percorrer até os igualar, acaba por ser injusto em relação ao caminho percorrido e aos seus fautores.
Sendo verdade que a Região de Leiria foi longamente afectada e influenciada pelo obreirismo, na terra e no produto intelectual, pelos monges da Ordem Cisterciense e depois pelos Dominicanos, e pela contemplação e conservadorismo dos frades de Santa Cruz de Coimbra, a mescla conseguida faz menos jus ao presente do que uma suposta média aritmética destes atributos.
Vimos recentemente distinguida a criatividade e inovação dum modelo de hotelaria para Porto de Mós e o prestígioalém-fronteiras de alunos de hotelaria de Ourém, numa região ampla com restauração de referência. Impressionou-nos o sucesso das Associações para a pêra rocha e a maçã de Alcobaça no que concerne à exportação. A capacidade instalada e o processo qualitativo do Centro Hospitalar Leiria /Pombal, o maior da região, têm sido reconhecidos como os atributos mais apreciáveis na Saúde em Portugal, apesar de a instituição ser a penúltima na afectação em recursos médicos no país.
O que é lamentável e injusto. Na senda do excelente empresariado na Região, com enfoque para alguns dos pioneiros como Aníbal Abrantes ou Filinto, da MAP, a Marinha Grande tem de novo um notável ascendente mundial na produção de moldes e a empresários como Arnaldo de Matos é reconhecida uma prática multifacetada de empreendedor com êxito.
Alunos de matemática da Escola Secundária Domingos Sequeira venceram as olimpíadas desta disciplina que é a campeã do insucesso nas escolas do país, um reconhecimento a alunos e mestres mas, seguramente também, à melhoria do apetrechamento intelectual dos alunos ao nível das famílias, mais conhecedoras. Para o bem e para o mal é injusto falar.se apenas dos professores e esquecer o contributo, inestimável, da literacia familiar.
Henrique Pinto
Novembro 2012
 

Sem comentários:

Enviar um comentário