sábado, 29 de dezembro de 2012

PROFESSORES, O MELHOR DO MUNDO!


Às vezes ouço dicas sobre os professores e fico um tanto embaraçado, como se me interrogasse, «serei diferente de tanta gente?». Sempre gostei dos meus professores. E tive muitos, porquanto, em Portugal e no estrangeiro, fruí o privilégio de ir sempre estudando. Lembro-me de um tonto, espanhol, que, «a posteriori», me prejudicou sem motivo, no decurso do processo de doutoramento. Mas mesmo esse, enquanto professor, até o ajudei, defendendo-o de quem não tinha obrigação de o aturar.
Mas olhando para todos eles há uma discriminação positiva para os meus mestres na escola primária, o professor Amável e a professora Elizabete. Durante o meu crescimento e por longo tempo adulto vieram-me ao espírito, nos momentos certos, observações e ensinamentos que lhes ouvi nas aulas e me marcaram para sempre. Ao primeiro, já entrado nos noventa, vejo-o amiúde, à saída da missa, quando vou a Sesimbra. À minha tão querida professora muito desejei e tentei vê-la ao longo dos anos.
 Todavia, num mecanismo compensatório, a carta que dela vim a receber comoveu-me francamente. Senti fundo que por bons motivos a recordava como um anjo na minha vida, deusa de guarda e inspiração. Ao tratar-me hoje assim por Henriquinho vejo-me, feliz, como se o tempo tivesse parado por instantes. Dou-me conta do quanto o mundo se transfigurou. Daquilo por que passámos e do pouco ou muito a poder mostrar-se, depende de quem observa, a assinalar o percurso da existência. Vejo como tantos outros anjos entraram pela minha vida e com amor sem me fazerem esquecer aquele que me amparou na escola em 1959, e alumiou o meu caminho, até hoje. Bem haja professora Elizabete! Por sua causa, vejo os professores como o melhor do mundo. Fernando Pessoa, por certo, não se importaria que glosasse a sua frase. Muito obrigado. Eis abaixo essa carta redentora.
Henrique Pinto
Dezembro 2012 
 Meu caro amigo Henriquinho
Não sei se consegui que esta foto fosse a surpresa que pensei…mas levei tanto tempo a fazer o seu envio e esta mensagem que na minha casa o nome «Henriquinho» ficou quase gasto, por eu ir sempre adiando, mas os «aposentados» às vezes têm destas coisas…é logo, é amanhã, e assim foi passando o tempo após ter pensado fazê-lo.
Claro, que o Henriquinho vai rever-se em 1959 com os colegas e a professora Elisabete, que muito trabalhou e sofreu um bocadinho no seu primeiro ano de professora.
Bom, mas felizmente orgulho-me do que sempre fiz e amei. Sinto-me recompensada sempre que encontro os meus alunos, com muito carinho que me recordam.
Pela prima e afilhada do Henriquinho, como sempre é chamado, fui algumas vezes contactada, para uma oportunidade de nos vermos quando vinhas a Sesimbra, mas com muita pena isso não aconteceu, pois por alguns motivos, entre eles ausências…, pois viajo muito com o meu marido e pouco paramos no dia a dia…
Agora, falando com o Dr. Henrique, uma vez que já lá vão 52 anos…, envio uma foto da professora, actualizada, com 74 anos, e por sinal num cruzeiro que fizemos em Junho às capitais bálticas, e tenho o gosto de apresentar o meu marido.
É com prazer que receberemos o Henriquinho e família quando vierem para os nossos lados.
Outra coisa importantíssima: a minha filha mostrou-me o Dr. Henrique no facebook e gostei muito de vê-lo.
E pronto, meu querido aluno, despeço-me com muitos beijinhos e votos de muitas felicidades para o Henriquinho e família, e um abraço do meu marido, que só de nome já te conhece.
Sempre amiga,
Elizabete   
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário