quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ORFEÃO DE LEIRIA HOMENAGEIA HENRIQUE PINTO

Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA) vai homenagear Henrique Pinto, presidente de Direção desta Instituição nos últimos 31 anos, num jantar de amigos que decorre logo após a apresentação do seu mais recente livro, “Do Estado Novo ao Pós-modernismo cultural, Um Estudo de Caso, Uma história de amor”, também apoiado pelo OLCA e pela Grácio Editor. Ambos os eventos decorrerão no próximo dia 29 de novembro, sexta-feira, a partir das 19h00, na Quinta do Fidalgo, na Batalha.
O livro “Do Estado Novo ao Pós-modernismo cultural, Um Estudo de Caso, Uma história de amor”, será apresentado por Manuel Assunção, reitor da Universidade de Aveiro, enquanto José Reis, diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, falará do seu autor.
Esta obra é, como conta Henrique Pinto, «um ensaio sobre a cultura aplicado a um estudo de caso, embrulhado pela crónica duma dedicação exacerbada ao trabalho, uma história de amor». «Em cultura as ações não se fazem porque se fazem, mas porque há razões para as fazer. É o estudo dessas razões, em concreto, com base numa imensa visão do mundo contemporâneo, tendo por objeto de estudo o Orfeão de Leiria Conservatório de Artes no período 1983-2013, que exploro nesta obra», salienta o autor.
Henrique Pinto explica que «a ação do OLCA nestes 30 anos contribuiu de forma singular e decisiva para o desenvolvimento cultural local e regional enquanto fenómeno cultural pós-moderno, reflexo da globalização, na sociedade contemporânea. A sua ação neste período permitiu a democratização do acesso e do consumo de produtos culturais com evidência científica dos resultados no impacto do funcionamento cerebral, o que tem contribuído de forma significativa para a melhoria do desenvolvimento intelectual dos seus utentes, nomeadamente as centenas de crianças e jovens que diariamente enchem os corredores desta academia».
 
O Orfeão de Leiria homenageia assim o seu presidente da Direção nos últimos 31 anos, «por considerar importante promover uma cultura de afeto e gratidão, dando continuidade a um trabalho de proximidade e excelência», num jantar que se segue à apresentação da obra, pelas 20h00. Henrique Pinto assinala igualmente 45 anos de intervenção, de Cascais a Coimbra e depois Leiria, num trajeto que se estende à medicina, à cultura, ao associativismo a múltiplos níveis e à solidariedade.
A participação na apresentação do livro é livre e gratuita, sendo que o jantar, que tem início pelas 20h00, tem um custo de 20 euros (jantar), ou 30 euros (jantar + livro). As reservas deverão ser feitas para os telefones 244 829 550 ou 938 238 703, ou para o e-mail geral@orfeaodeleiria.com.


Ana Ferrão

Novembro 2013



Sem comentários:

Enviar um comentário