quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MANUEL ANTUNES, UM HOMEM SINGULAR


Quando foi inaugurado o novo Hospital da Universidade de Coimbra a lista de espera de doentes para cirurgia cardiotorácica era infinda. Foi nessa altura que, dentre os saudosos senadores da Universidade, o Professor Doutor Ramos Lopes alertou para a carreira proeminente, académica e de cirurgião, dum jovem português em Joanesburgo, na África do Sul, de seu nome Manuel Antunes, que fora assistente do mítico Professor Christian Barnard, pioneiro nos transplantes cardíacos. Era importante ainda que muito difícil atrair o seu contributo profissional para Coimbra, o que veio a acontecer.
Entre muitos outros atributos pessoais Manuel Antunes está hoje entre os três ou quatro melhores especialistas do mundo no tratamento de válvulas cardíacas, sem recurso à sua substituição. E é um cidadão exemplar e solidário.
Foi este notável que o Rotary Club de Leiria presidido pela jurista Manuela Santos distinguiu ontem como Profissional de Mérito, no decurso dum jantar muito concorrido na Quinta do Fidalgo, na Batalha (Tromba Rija).
Como a maior organização mundial de serviços à comunidade, os rotários pugnam, nomeadamente, pelo reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil, pela difusão das normas de ética profissional e pela aproximação dos profissionais de todo o mundo tendo em vista a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. Incentivando a Iniciativa Global da Polio, em cooperação com a Organização Mundial de Saúde, o UNICEF e o Centro para o Controlo de Doenças dos EUA, o movimento rotário está à beira da vitória sobre a poliomielite no mundo, a maior campanha de saúde pública privada desde sempre.
Quão importante foi, assim, neste contexto, a escolha do Professor Doutor Manuel Antunes para Profissional de Mérito 2010! O seu panegírico profissional e pessoal foi feito por dois académicos, o Professor Doutor Paiva de Carvalho, médico, actual Governador Civil de Leiria, e o Professor Doutor Carlos André, ex Governador Civil de Leiria e actual Director da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ambos naturais de Leiria como o homenageado.
No uso da palavra Manuel Antunes salientou o grau mais elevado de responsabilidade do médico, não com a medicina ou a saúde pública mas para com o seu doente, referiu a tendência crescente no olhar-se o doente como um número e não como uma entidade individual, uma pessoa merecedora de toda a atenção, e alertou para os riscos da subalternização da clínica em favor da tecnologia mais actualizada e sofisticada, tornando a medicina desumanizada e inutilmente cara.
Manuel Antunes dirige o Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos HUC desde 1998, modelar em termos de gestão, que é diferenciada da restante administração hospitalar por acordo com o governo, com um êxito tão claro que a justifica por inteiro. Já realizou mais de vinte mil cirurgias de coração aberto e, particularizando, 186 transplantes cardíacos, com uma taxa de insucesso inferior a 0,5%, um óptimo indicador. E não tem quaisquer listas de espera. São inumeráveis as sociedades médicas mundiais em que se envolve ou a que preside, designadamente a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, as mais altas distinções dos Estados e da sociedade civil avolumam-se, e, de todo o mundo, acorrem a Coimbra cirurgiões brilhantes para, graciosamente, terem o dom de trabalhar com este pedagogo exemplar que, mais que um artista eminente da cirurgia, é um humanista, mestre como interventor holístico da medicina, um Homem singular.
Henrique Pinto
Outubro de 2010
FOTOS: Manuel Antunes, Manuela Santos e Paiva de Carvalho (Foto Moisés de Jesus); Paul Harris (ao centro), fundador de Rotary International; Henrique Pinto e Manuel Antunes

1 comentário: