quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CONDIMENTOS DA FELICIDADE

O que não muda envelhece. O que envelhece quando é possível evitá-lo, morre depressa. Por isso mesmo, porque o rumo desejado é diametralmente oposto à acomodação, o Coro do Orfeão de Leiria tem agora um novo maestro. É necessário construir um coral adequado aos tempos, versátil, rejuvenescido sem cisões, parte da engrenagem institucional, entrosado e nutrido nos coros da casa, com um repertório e uma qualidade vocal que o singularizem na primeira divisão do universo coral. E que lhe possibilitem a competitividade nos grandes eventos nacionais e internacionais, de maior exigência, ágil a capella como nas formações de coro e orquestra. Não é tarefa fácil. Mas foi este o desafio lançado ao maestro João Branco.
O Maestro João Branco, de 33 anos, natural de Torres Novas, com o curso superior de violino do Conservatório Nacional e mestrando em direcção coral na Universidade Nova de Lisboa, licenciado em direito, novo director do Coro do Orfeão de Leiria e professor da EMOL, assume assim também a direcção do Coro de Câmara.
O canto coral sempre foi a grande paixão de João Baptista Branco. Colabora numa base regular (como maestro, cantor, director artístico ou júri) com instituições como o Orfeão de Leiria, Chorall Phydellius, Coro Polifónico de Almada, Coro Stella Vitae, Voces Caelestes, Fundação Calouste Gulbenkian, Officium, Coro de Santo Amaro de Oeiras, World Youth Choir e os festivais “Cantar Liberdade” e “Outonalidades”. Baseando sempre o seu trabalho na procura exaustiva da cultura do som, realizou mais de 1000 concertos em Portugal e no estrangeiro, contando várias gravações de CD`s e transmissões em directo ou diferido para a rádio e televisão.
É hoje cada vez mais frequente encontrarem-se grandes músicos profissionais entre médicos, advogados, grandes gestores e até políticos. O Estágio Internacional de Orquestra do OLCA é prova disso. Conheço várias destas pessoas pelo mundo fora. É um novo paradigma civilizacional.
O professor João Branco será pois, nos próximos anos, mais uma das vedetas artísticas e na pedagogia, na região, seguramente a deixar a sua marca indelével, a marcar o seu tempo. São condimentos assim – porque tal opção tem o meu empenho, obviamente – que me deixam mais feliz.
Henrique Pinto
Janeiro 2012
FOTOS: Maestro João Branco; Coros e Orquestra; Henrique Pinto; Coro de Câmara; Coro e Orquestra com Rodrigo Queirós



Sem comentários:

Enviar um comentário