terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A Lista A apresenta-se ao sufrágio dos associados do OLCA essencialmente no sentido de assegurar a continuidade e constante melhoria dos serviços prestados, sem quebras no desempenho, e de continuar a fazer face, vencendo como até agora tem sucedido, às dificuldades de gestão provocadas pelo incumprimento do Estado, desde Janeiro 2011, das responsabilidades contratualmente assumidas.
E no entanto há uma renovação substantiva na composição do elenco directivo agora a sufrágio. Este propósito radica na necessidade institucional de rever as suas concepções em termos de: planeamento estratégico; diversificação do financiamento; fortalecimento da qualidade escolar e artística; redimensionamento institucional; melhor comunicação externa e interna; sistematização mais eficaz da imensa produção artística reforçando-lhe o impacto público; reforço da qualidade coral pela manutenção na primeira divisão dos corais portugueses, algo muito difícil nos dias de hoje, de molde a poder-se competir nos melhores concursos e eventos nacionais e internacionais.
E esta renovação, acompanhada duma baixa na idade dos directores, que abarca pessoas com experiência qualificada na gestão escolar (que tem uma componente financeira crescente), no planeamento, tendo em conta o aprimorar da gestão por objectivos, na gestão financeira, no financiamento através do mecenato e da produção de serviços (escolares, artísticos, culturais), na coordenação de actividades e pessoas, assegura ainda uma continuidade e transição qualificada na instituição, por decalque dos bons exemplos nesta área, nomeadamente o dás últimas décadas da Fundação Calouste Gulbenkian.
O OLCA é uma das instituições culturais mais prestigiadas do país e tem as escolas com um volume global de alunos e disciplinas mais amplo, desiderato só conseguido com uma incansável diplomacia da cultura, absolutamente transversal nas comunidades. Um estatuto que foi particularmente reforçado ou conseguido nas últimas três décadas por via dum empenho extraordinário e duma dedicação inexcedível dos seus dirigentes. Um ganho conseguido também pelo facto de as estruturas públicas e privadas da economia e da administração se reverem na Obra produzida no OLCA, pelo sentimento de que o prestígio do OLCA contribui para o prestígio de quem ali trabalha e aprende, do empenho generalizado para a reflexão sobre os caminhos da melhoria contínua, da dedicação e polivalência da maioria de quantos nele trabalham, bem como pelo bom ambiente geral.
O OLCA é uma Associação e não uma Fundação. No contexto actual tal dissemelhança é particularmente relevante. Por isso mesmo uma associação desta natureza carece ainda mais que quaisquer outras da atenção pública que os seus associados lhe manifestem, porquanto tem de dirimir milhentas questões, desde o financiamento à sobrevivência de algumas das suas componentes, num cenário nacional e internacional de pessimismo, próprio para gerar anticorpos à cultura. A melhor forma no momento dessa atenção dos associados produzir efeitos rápidos e pertinentes, é votarem nos seus Corpos Sociais, assim os motivando e mais os credibilizando para a tarefa muito árdua que ora se propõem enfrentar assumindo riscos.
Henrique Pinto
Janeiro 2012

FOTOS: Henrique Pinto; paisagens da Figueira da Foz; abertura solene do ano lectivo 2011-12; paisagem Figueira da Foz





Sem comentários:

Enviar um comentário