segunda-feira, 9 de junho de 2014

A EXPLORAÇÃO DOS GORDOS

Há francas semelhanças da obesidade com comportamentos aditivos como a dependência de drogas e álcool ou o tabaquismo. De fato, conseguidos ganhos na terapêutica do excesso de peso a inobservância duma dieta adequada continuada (como as recidivas nos exemplos aparentados), leva inexoravelmente à recuperação do peso inicial. O indivíduo pode fazer ciclos de perda de peso/recuperação. Mas com o avanço da idade deitar uns quilos de gordura para o lixo leva cada vez mais tempo a conseguir. E o voltar à estaca zero é um processo progressivamente mais rápido.
A obesidade é hoje considerada como um processo inflamatório de forte raiz genética e ambiental. Tem uma densa causalidade comportamental, nos estilos de vida. Antes de se considerar a hipótese de aconselhar alguém no perder peso é necessário terem-se em conta duas «ratoeiras» clássicas, a taxa de peso a perder e a relação entre o doente e o profissional de saúde.
A quantidade e qualidade de alimentos a tomar deve ter em conta os nutrientes essenciais. É fonte de grande frustração para o nutricionista ou médico cientificamente preparado que as dietas para redução de peso nutricionalmente bem desenhadas sejam frequentemente de todo ineficazes em doentes em ambulatório, enquanto se reclamam e anunciam taxas de sucesso espantosamente elevadas para dietas bizarras
que não têm qualquer fundamento científico. Desde as pilulas da «felicidade» aos processos tipo Tallon ou o recurso à suplementação disto ou daquilo, infelizmente aconselhados em programas de entretenimento quase diários, em Você na TV, Praça da Alegria e tantos outros. Há que, definitivamente, ter em atenção o fato de as dietas parcialmente restritivas (cortar nos glúcidos, nas proteínas, ou mesmo nas gorduras), tão amiúde  recomendadas, normalmente por profissionais a quererem fazer fortuna na escrita de livros, é eticamente indecoroso e um erro crasso e antinatural do ponto de vista dietético.
Qualquer dieta hoje deve ser equilibrada e adequada àquele indivíduo concreto. Deve ser sempre acompanhada de exercício físico apropriado – a marcha é a modalidade de eleição -, podendo porventura haver algum acompanhamento psicológico para se lograr aumentar a adesão do indivíduo ao processo de emagrecimento administrado.
Junho 2014
Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário