terça-feira, 23 de setembro de 2014

AS ÁRVORES E AS NÚVENS

Não se pode fazer a dicotomia «ver a árvore ou a floresta» com a facilidade vista por aí. E menos ainda tomar a nuvem por Juno, bem mais frequente.
O líder atual duma prestigiada agremiação nacional deu-lhe agora para cutucar a honra dum dos atletas da sua instituição mais notáveis de sempre. O acervo dum histórico não é apenas o património material, ou mesmo financeiro. Dificuldades neste campo ou na capacidade operativa quem as não tem ou teve? Só que as pessoas que fizeram crescer as Obras e que de qualquer modo honraram sobremaneira as associações ou empresas são sua pertença eterna e inalienável. Constituem, de fato, o seu mais rico património. Não há circunstância mais comezinha, ou falta de resultados favoráveis, desportivos, sociais, financeiros, suscetíveis de justificarem um alardear público ou soto voce de aleivosias contra tal património feito de pessoas.
O meu bom amigo Marco Kappenberger, ambientalista notável à escala do planeta, lançou esta semana uma «Open Letter to you», carta aberta exaustiva e impenitente contra o centralismo de associações vigorosas, universais. Fez-me lembrar Chomsky. Em verdade, algum desse centralismo, seja qual for o espetro espacial de intervenção, é absolutamente necessário em termos de gestão viável. Todavia, em qualquer tempo (a contrariar a tendência para se ver tudo à luz do presente, ou pela ótica de quem manda hoje, atitude absolutamente primária), tão grave é delapidar a honra dos que já engrossam o capital humano histórico, como esquecer por princípio a autonomia, limitada que seja, e a iniciativa, atributos de certo modo potenciadores, ou boa parte da energia, do voluntarismo dos que participam de alma e coração. Daí a plena razão ganha pelo Marco.
Uma e outra situações são bem mais numerosas que as árvores e nuvens só por si. Infelizmente.
Leiria, Setembro 2014
Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário