domingo, 1 de março de 2015

«OS OLHOS SÂO UMA OBRA DE ARTE», O CÉREBRO HUMANO É O MAIS FANTÁSTICO DOS SISTEMAS

As emoções precedem os sentimentos, segundo António Damásio. O cientista encontrou um paralelismo acentuado entre esta sua conceptualização científica e a filosofia de Espinosa, pensador holandês filho da diáspora (forçada pelo Príncipe Perfeito) dos judeus sefarditas portugueses.
Pois quantas as emoções e os sentimentos são despertados pela visão?
Estreia-se amanhã em Roma a Exposição Olhares, do Centro Cirúrgico de Coimbra (CCC), dirigido pelo meu distinto colega de curso Dr. António Travassos. Este mesmo espólio já está disponível no Museu Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Trata-se dum diálogo inovador entre ciência e arte. Espantoso!
De acordo com o autor, «conhecidos os códigos de funcionamento da visão, os compromissos entre luz, sinais e cérebro, quisemos documentar e registar este fantástico mecanismo. (…) São imagens reais do interior do olho humano e todas elas têm uma história. Revelam as inúmeras capacidades que hoje estão ao dispor da Oftalmologia, tornando possível ver o que não se vê. O extraordinário, o invulgar e o insólito obrigam-nos a partilhar o que vimos. Este é o resultado de um dia-a-dia vivido no Centro Cirúrgico de Coimbra. Entre três milhões de imagens, escolhemos 45».
Quem conheça o CCC, instituto privado, saberá que esta instituição é já por si uma obra de arte. As cores, paredes e cortinados, e o mobiliário original, os quadros e tapeçarias e sobretudo a luz, num ambiente de relvados intermináveis e silêncio inspirador, lembram uma clínica americana das melhores mas para melhor. A arte substituiu a frieza americana e fez-se alma. E o funcionamento é tal e qual o da Clínica Mayo, nos EUA (Arizona, Florida e Minnesota), eficiência extrema, qualidade superlativa. Um único dia dá para quase tudo.
Como diz António Travassos «Aprendemos com o melhor: o olho humano». Nada mais nada menos que o órgão de captação das imagens descodificadas no cérebro, o órgão que efetivamente vê. O cérebro humano é o mais fantástico, complexo e singular de todos os sistemas existentes no planeta.
Este paradigma de Coimbra é um dos melhores exemplos da excelência em Portugal. Conhecida no mundo pela qualidade da sua oftalmologia desde o tempo do nosso professor Cunha Vaz, tive oportunidade de lobrigá-lo no ensino e na opinião de colegas em universidades como Chicago ou San Diego, Coimbra com o seu Centro Cirúrgico, é a este nível a autêntica cidade do conhecimento.
Março 2015

Henrique Pinto
PS. As imagens do Olho foram extraídas da Revista Olhares, do CCC, com a devida vénia

1 comentário: