quinta-feira, 9 de abril de 2015

UM CORPO PARA CADA CORPO

1 Cérebro de Farinha

À moda têm sido apontados padrões alimentares a rasar o entendido por criminoso. Está a esticar a corda para a obesidade. Quer vender. Conhece bem o universo, um crescendo de pessoas com excesso de peso, um problema civilizacional.
Ao comparar-se um supermercado da zona centro com um de nível médio no Algarve fica-se aturdido. Ao sul a oferta é exuberante em géneros de teor elevado em açúcares e gorduras. É o que alemães e holandeses, de comida paupérrima e à base de fast food, mais procuram.
Está aí o livro Cérebro de Farinha de David Perlmutter e Kristin Loberg. Há créditos a aureola-lo. Condena o radicalismo das dietas da moda. E releva a noção de todo o regime alimentar dever ser uma ode ao equilíbrio dos nutrientes. A máxima de Lavoisier (a diferença entre medicamento e veneno é apenas uma questão de dose), faz melhor absorver tal equilíbrio. De acordo com a doença, idade, sexo e vontade do indivíduo sujeito a dieta, este pode comer de tudo na dose certa. Os autores asseveram mesmo que «o destino do seu cérebro é ditado pelo que come todos os dias», a condenarem o consumo descontrolado de Hidratos de carbono (HC).

2 Doença cardíaca coronária, antioxidantes, etc.

A publicidade veicula todo o tipo de drogas antioxidantes. Nas doenças do coração e vasos (dcc) chega a ter o patrocínio médico. Comam-se os produtos adequados e eles lá estão presentes. Veja-se a eficiência dalguns, as vitaminas, quanto a tal finalidade.
A vit. A está na cenoura, batata doce e no bife de fígado. Os beta carotenos, antioxidantes, reduzem a oxidação do colesterol mau. A vit. B1 (cutícula do arroz, levedura de cerveja, grãos, gema de ovo, fígado, rim, carne de porco, peixe, 
amendoim, noz, legumes e vegetais verdes e folhosos), é essencial ao metabolismo dos HC. As Vit. B6, B12 (peixes, carnes, ovos, queijo e leite) e Folatos (brócolos, espinafre, ervilhas, feijão, lentilha ou laranja), favorecem o metabolismo de proteínas afins a dcc, doença vascular periférica e AVC. A Vit. C (frutos vermelhos, kiwi, pimento vermelho e verde, tomates, espinafre e sumos de toranja, laranja e limão) relaciona-se com risco de AVC e dcc. A Vit. D (exposição solar e salmão, ostras, ovos, leite, etc.) orna o metabolismo cálcico. Pode ter efeitos na pressão do sangue. A Vit. E (alimentos de origem vegetal como óleos e sementes; gema do ovo, fígado e gordura a envolver a carne), é um poderoso antioxidante.
Henrique Pinto, Professor Doutor
Consulta de Nutrição Clínica
Página facebook: Nutrição Clínica ao Alcance de Todos




Sem comentários:

Enviar um comentário