sábado, 26 de setembro de 2015

A VERDADE NEM SEMPRE É COMO O AZEITE...

A verdade nem sempre é o manto diáfano citado por Eça. Nem mesmo a fantasia que este possa cobrir.
«Adão e Silva, Pacheco Pereira e Francisco Louçã, talvez também Paulo Baldaia e Pedro Marques Lopes, são, a meu ver, os analistas/comentadores das televisões com maior rigor e independência. Logo, tenho-os por os melhores. Pensa-se mais informado e aprende-se com eles. Alguns deles, enquanto líderes ou membros de partidos, até eram maçadores, o mínimo dizível. Quanto aos restantes, do prolixo Marcelo ao Dinis do Observador, com tantos de permeio, são malabaristas maiores ou menores das verdades, da palavra, do incidente, jogam em slalom como Di Maria, às vezes marcam golões, mas pouca instrução e racionalidade se colhe do seu ofício».
Estas são as palavras dum comentário que fiz a um post sobre o voto de Pacheco Pereira.
Pouco me importa o Pacheco das botas cardadas Porto fora dos anos setenta. Gosto dum analista inteligente, mesmo se nalguma circunstância possa dele discordar. Há uns anos ele era, com António Barreto, vedeta dum programa televisivo. Inquirido por um jornal, de que eu até fora diretor, sobre personagens públicas de maior apreço no momento, eu indiquei Pacheco Pereira. Quando o artigo saiu a minha resposta era apenas um comentário marginal sem alusões a ninguém, enquanto o meu colega Cândido Ferreira, e o meu bom amigo Henrique Neto, agora ambos concorrentes à presidência da República, tinham uma resposta apologética duma personalidade socialista, com um comentário milimetricamente semelhante.
Agora, no post em que refiro os comentadores políticos de TV que tomo por os melhores, um bom amigo meu, companheiro em Rotary, responde-me com um smiley eufórico e as palavras seguintes.
«Nada tendencioso Companheiro, nada tendencioso... receba um abraço».
Respondi-lhe com a mais terna amizade mais ou menos assim:
«Nunca fui tendencioso meu amigo. Sabe-o muito bem e por isso o diz com graça. Muitos dos meus doentes, dos meus alunos na universidade, dos meus colegas médicos e professores, até dos Rotários, conhecem os dissabores que o meu sentido de rigor me acarretou vida fora. Normalmente mando à fava e viro costas a quem desse jeito me incomoda. Nunca me viu ou leu a vilipendiar a honra de alguém, mesmo se das pessoas de quem não gosto. Mesmo se dos ultraliberais que nos governam e o fazem bem longe da verdade. Aliás, o ultraliberalismo económico não é apanágio duma única tendência ideológica, afeta tanto o grosso do Partido Popular Europeu (quase banindo a social democracia), como o grosso dos partidos socialistas europeus ou os sucedâneos maoistas da China, para não ir mais além. Os tendenciosos não são necessariamente de esquerda ou direita, E o seu 
contrário também é verdade. Por exemplo, gosto de Marcelo, é meu conterrâneo adotivo, mora a poucos metros donde vivi até rumar à universidade de Coimbra, é pessoa da minha idade, seu pai foi provavelmente o ministro mais aberto e proactivo de Oliveira Salazar, e, metaforicamente, quase podemos dizer que os alicerces do SNS começaram com ele ao chamar a si colaboradores como os professores Gonçalves Ferreira (secretário de Estado da saúde), ou Arnaldo Sampaio (diretor geral de saúde), pai de Jorge Sampaio. Promovi vários encontros públicos com ele e provavelmente será o nosso próximo Presidente da República. Toda a gente gosta de o ouvir num momento ou outro. Mas rigoroso e pedagógico em política, quanto ao dito em televisão, isso está bem arredado do que penso. Analista rigoroso só se for no seu exercício de professor catedrático ou na vida privada. Esta 
evocação é apenas um exemplo do que existe em todas as tendências políticas. Aceito gostosamente o seu abraço de amizade, sabe que muito o prezo, tal como a seu pai, um homem que sendo um ícone da solidariedade neste país, uma pessoa que também muito estimo, não alinha com tudo o que luz, nem tão pouco com os nossos pares das almoçaradas e joguinhos de poder. Temos de nos ver num destes dias se eu ainda andar por cá. Um abração».
Talvez seja azia mesmo, querida Mafalda.
Setembro 2015
Henrique Pinto



Sem comentários:

Enviar um comentário