sexta-feira, 11 de setembro de 2015

NINE ELEVEN

É uma coincidência estranha. Mas o Dia 11 de Setembro evoca não uma mas duas efemérides bem tristes para muita gente.
O golpe de Estado militar, de extrema direita, no Chile, pondo fim a um regime democrático num país pobre, causou dezenas de milhar de mortos, de outros tantos mutilados, e ainda de muito mais refugiados políticos, a maioria dos quais chegou à Europa. Só se equipara a este êxodo a fuga massiva de centenas de milhares de chilenos com destino à corrida ao ouro na Califórnia, EUA, no século XIX. Foi o tempo dos cowboys europeus e hispânicos.
O ataque terrorista às Torres Gémeas nos EUA foi devastador. Para o mundo graças à violência desmedida e a tanto sofrimento. O povo americano teve razões acrescidas para o luto doloroso e a depressão causada. Inusitadamente a insegurança tornou-se epidémica.
O número de vítimas das Twin Towers só foi superior ao do Chile por via dos efeitos indiretos. A invasão do Iraque como medida retaliatória ( e o que se lhe seguiu) está inequivocamente a montante da presente vaga de refugiados para a Europa e Austrália, fugidos à guerra virulenta alimentada pelo ISIS.
Entre o primeiro e o segundo caso (e respetiva sequela) há apenas uma pequena diferença. A globalização dos media entretanto ocorrida permite-nos hoje saber quase tudo o que ocorre no mundo.
Henrique Pinto
Setembro 2015



Sem comentários:

Enviar um comentário