segunda-feira, 14 de setembro de 2015

SAÚDE & PRECONCEITO, MITOS, FALÁCIAS E ENGANOS

A agitação do final da primeira década de 2000 levou à substituição do ministro António Correia de Campos. As medidas de concentração das maternidades em polos de maior qualidade gerou alguma incompreensão e má imprensa, mais dada ao caso que a ser esclarecida para saber esclarecer.
Todavia, o grosso do ruído veio dum autarca oposicionista bairradino, pouco instruído mas influente, incendiando grande parte da suposta opinião. O seu concelho foi um entre tantos a beneficiar da nova organização para o parto e ninguém questiona hoje os benefícios da política arrojada. Mas esclarecimentos destes eram demais para a sua literacia.
Neste preciso momento de escolhas, quando se torna imperiosa uma sabedoria mais fresca e moderna sobre a saúde, aí está o Professor Correia de Campos, meu mestre e amigo, com mais um livro poderoso sobre o tema, «Saúde & Preconceito, Mitos, falácias e enganos».
O universo da Obra fica estampado nas suas primeiras linhas.  
«Este Livro destina-se a toda a gente, não apenas aos políticos, ou aos profissionais de saúde, nela diretamente interessados. Trata da política de saúde, não pelas grandes construções teóricas ou pelas grandes construções ideológicas, mas pelas questões do quotidiano que facilmente surgem ao espírito do cidadão comum, quando pensa na forma como ele e o Estado se organizam para resolverem os seus problemas de saúde, da sua família e do seu semelhante» (…).
Agradeço ao meu colega e amigo Dr. António Sales, o amável convite para participar no lançamento deste livro, há dias em Leiria.
Henrique Pinto

Setembro 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário