A diferença é uma festa. O melhor é desafio.
O que se esculpe para deleite dos outros tem de ser próximo da perfeição.
A inteligência é a malga onde tais condimentos definem um carácter, rivaliza com o tempo na adequação aos tempos.
O Orfeão de Leiria
enquanto coral, apesar da idade vetusta, é uma entidade moderna. Enquanto estrutura tem ainda alguns passos a dar para criar mecânicas de afirmação e sobrevivência. Se há trinta anos um coral assim – assim se impunha no nosso meio hoje o mais sofisticado dos grupos pena para se sair bem fora e dentro do seu burgo.
Quais irmãos siameses, estrutura interna coerente e grau de exigência, seguem o mesmo percurso ascendente, de férreo declive junto com quem procura o sucesso pela qualidade, pelo rigor estético, pela actualização, pela intensidade da mensagem.
Um dia, quando vivia em Atlanta, na Geórgia, visitei o mausoléu de
Martin Luther king Jr. Curioso, resolvi assistir à liturgia. À porta do templo, dezenas de pessoas vestidas por igual com a indumentária que celebrizou aquele reverendo profeta da paz, abordavam quem entrava, conversavam com aparente prazer. E se o visitante era estranho à comunidade inteiravam-se da sua ocupação e em alguns casos, como o meu, do porquê da mesma. Foi assim, a meio da cerimónia citaram o meu nome e umas centenas de pessoas vieram-me saudar, pessoalmente.
Em certa medida havia um traço de universalidade entre o meu trabalho e o sentido eucarístico daqueles fiéis, a atenção ao Outro. Um deles passou-me um manual de citações do pregador. Dele retiro as linhas que muitas vezes repito: «
Para muitas pessoas nada há de mais terrível a temer do que tomarem uma posição que sobressaia, formatada e claramente, da opinião prevalente; a tendência da maioria é adoptar um ponto de vista tão ambíguo que inclui tudo e tão popular que inclui a todos».
Depois de participar em importantes Festivais Internacionais o Orfeão de Leiria coral está a começar uma nova época, na adaptação aos novos tempos, com a diferença, o desafio e a busca da perfeição. Parabéns a todos. Parabéns ao maestro
professor Pedro Miguel.
Henrique PintoPresidente do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes
Setembro 09
FOTO: Maestro Pedro Miguel
Sem comentários:
Enviar um comentário