quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ZERO-CINCO, IMPACTO E PARÂMETROS MUSICAIS (1)


(…) A participação no projecto tem implicações no desenvolvimento de parâmetros musicais específicos nas crianças como: a capacidade de cantar e na utilização expressiva da voz, na afinação, no sentido rítmico, na vasta quantidade de repertório rítmico e tonal memorizado (rimas, jogos musicais, lengalengas, canções de roda, canções de acção, canções de rotinas, canções de substituição de palavras por gestos, canções temáticas, padrões tonais e rítmicos, ostinatos, etc. Observa-se particularmente nos bebés, com competências naturalmente ainda reduzidas de expressão oral que emitem vocalizos e sons na tónica ou na dominante das canções que ouviram. Comum é ainda constatar sua capacidade de memorização e de antecipação em algumas situações musicais, bem como os seus olhares e reacções quando essas expectativas são quebradas intencionalmente por parte dos monitores.
A capacidade de tocar e interpretar utilizando sons corporais, instrumentos musicais convencionais e não convencionais é também progressiva sendo verificável a crescente coordenação entre voz e corpo, a capacidade de seguir indicações musicais e a expressividade corporal associadas aos vários parâmetros físicos e psicológicos da música.
Por vezes, os pais ou familiares ficam admirados e surpresos com as capacidades que os seus filhos demonstram. Por exemplo, situações várias em que bebés com capacidades motoras reduzidas devido à sua idade, se deslocam propositadamente para se aproximarem dos instrumentos, para descobrirem as surpresas contidas no «saco das surpresas» ou para imitarem determinados movimentos, são frequentes e reveladores do impacto das sessões no desenvolvimento das suas capacidade de coordenação.
A participação e envolvimento dos familiares nas sessões têm também implicações, não só na confiança que transmitem nos seus filhos, como no desenvolvimento das próprias capacidades musicais dos seus progenitores. Apesar dos pais se sentirem por vezes cansados e sob stress no final de um dia de trabalho, e de nem sempre se sentirem capazes de responder às exigências de uma participação mais activa que as sessões implicam, pais e/ou familiares assumem muitas vezes a sua responsabilidade pela continuação do trabalho realizado em casa. Estas atitudes e comportamentos são reveladores do entendimento e do impacto positivo que o projecto tem nas famílias das crianças nele participantes.(…)
(Continua abaixo)

Sandrine Milhano

Extracto de Projecto Zero/Cinco – algumas reflexões


FOTO: Sandrine Milhano

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