quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PROJECTO ZERO-CINCO, APRENDER PELA MÚSICA


O Projecto Zero/Cinco do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA) pressupõe a participação regular, activa e criativa de bebés e crianças até aos cinco anos de idade e seus familiares. Coloca a música como centralidade do processo de aprendizagem sendo que a música é entendida como catalizadora do desenvolvimento cerebral do indivíduo no seu todo, constituindo-se um instrumento indispensável para o desenvolvimento de competências chave para a vida em sociedade. A música é entendida neste projecto como catalizadora do desenvolvimento cerebral, emocional, social e artístico dos indivíduos.
O projecto Zero/Cinco do OL CA tem mais de uma década de existência e foi pioneiro em Portugal no estabelecimento de um programa regular de música para bebés e crianças até aos cinco anos de idade. Proporciona a bebés e crianças até aos cinco anos, uma participação activa, estruturada e potenciadora de experiências criativas.
Estruturado em 5 classes, o programa do projecto Zero/Cinco confere às crianças do nascimento aos 5 anos de idade e aos pais e familiares, a oportunidade de se envolverem gradualmente de forma activa, participativa e significativa em actividades artísticas, criativas e musicais estruturadas.
As crianças estão distribuídas pelas classes por idades cronológicas e/ou musical. O pai ou a mãe ou outro familiar participa com cada criança nas sessões. Duas vezes por semana para as crianças a partir dos 3 anos de idade e uma vez para as mais pequenas. As sessões têm uma duração total de 45 minutos e são geralmente divididas em 8 a 10 actividades diferentes.
As metodologias utilizadas centram-se na vivência prática da música pelas crianças e no respeito pela diversidade das suas capacidades e idades cronológicas e musicais. As crianças experimentam e sentem bem-estar, alegria e prazer quando cantam canções, ouvem, interpretam e criam música, tocam e escutam instrumentos musicais diversos, imitam, participam e criam movimentos criativos e realizam jogos musicais em grupo. Através de uma abordagem natural da música, privilegia-se o envolvimento, desde a mais tenra idade, em actividades musicais partilhadas e participadas por pais e filhos.
Durante o projecto, implementam-se e dinamizam-se diferentes tipos de experiências de aprendizagem pela música, utilizam-se renovados recursos e materiais pedagógicos, exploram-se diferentes técnicas e abordagens na dinamização das actividades de prática, audição, descoberta, exploração, experimentação, interpretação e criação musical, para e particularmente com as crianças e os seus pais ou familiares. Esta prática gera diversificadas oportunidades e contextos para o desenvolvimento de capacidades musicais nas crianças, mas também sociais, emocionais, espacio-temporais e cognitivas. A interacção e o relacionamento proporcionado pela presença dos pais ou familiares, dos monitores, a vinda de músicos convidados, a assistência e participação activa desde logo em espectáculos, pretende alargar o potencial de modelos para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos mais pequenos.As sessões têm a orientação conjunta de dois monitores com perfis distintos. Alguns monitores são detentores de competências reconhecidas na interpretação de um instrumento musical e com uma prática musical activa (guitarra, piano, flauta transversal, clarinete, voz), outros possuem também formação pedagógica na área do ensino da música, outros ainda possuem formação em dança e prática de teatro. Todos são igualmente seleccionados pelas suas competências de interpretação vocal e de socialização. Nas sessões, privilegia-se sempre a audição e recurso a música cantada e tocada ao vivo e em tempo real.

Sandrine Milhano

Consultora Artística e Pedagógica do OL CA
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria

Setembro 09


FOTO: Professora Sandrine Milhano

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