quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A ILHA DO PICO NA HISTÓRIA DA REPÚBLICA


O picoense Amaro Justiniano de Azevedo Gomes é uma das figuras açorianas destacadas na exposição «A República - figuras e factos» patente ao público no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do
 Pico, no âmbito das comemorações do Centenário da República, de acordo com o Jornal do Pico (JP) de 22 de Outubro deste ano.         
Dos seus seis irmãos, Manuel de Azevedo Gomes (nascido em Santo Amaro em 1847), foi também oficial da marinha, e Francisco Azevedo Gomes, casado com D. Gabriela Gomes, foi sogro de Vitorino Nemésio. Esta curiosidade suscita outra. A Dra. Luísa Nobre, casada com o Dr. Fernando Nobre, presidente da AMI e actual candidato a presidente da República, é neta daquele escritor da ilha Terceira, Praia da Vitória, também ele visitante assíduo da ilha do Pico e hóspede habitual do casal Tibério Ávila, médico – a quem cita no livro Mau tempo no Canal – e D. Isaura Mattoso, irmã do historiador A. G. Mattoso, autor dos manuais de história que muitos de nós tivemos no liceu.
Em homenagem à bisavó, Luísa e Fernando Nobre deram à sua filha mais nova o seu nome, Gabriela.
Ainda segundo o JP, Amaro Justiniano de Azevedo Gomes, nascido na freguesia de Piedade, na ilha do Pico, chegou a capitão-de-mar-e-guerra em 1908, teve acção de relevo nas então colónias ultramarinas, foi capitão de porto de Angra do Heroísmo e subdirector da Cordoaria Nacional (1908-10), cargo que chegou a acumular com a presidência do Conselho de Guerra da Marinha.
Foi um homem proeminente na primeira República. Foi ministro da marinha e do ultramar no governo provisório (7 de Outubro de 1910 a 3 de Setembro de 1911). Eleito deputado pelo círculo de Lisboa, em 1911, foi igualmente senador, em 1921, pelo círculo de Angra do Heroísmo, ano em que chegou a vice-presidente do Senado.
Assinale-se que também o primeiro presidente da República (como o segundo) foi um açoriano, Manuel de Arriaga, natural da cidade da Horta mas a quem muitos atribuem nascimento na ilha do Pico.

Henrique Pinto
Outubro 2010
FOTOS: Fernando Nobre, candidato a presidente da República, a esposa Luísa e a filha mais nova Gabriela; Amaro Justiniano de Azevedo Gomes, ministro da marinha na primeira República; Manuel de Arriaga, primeiro presidente da República (1911-15); Vitorino Nemésio, natural da Praia da Vitória, ilha Terceira, genro de Francisco de Azevedo Gomes

1 comentário:

  1. Por incrivel que pareça e ao fim de tantos anos cheguei a conclusão que sou parente não sei em que grau da familia Azevedo gomes. Sempre ouvi a munha avó materna falar desses parentes residentes em Lisboa e conheço as casa onde alguns nasceram. Vou tentar contatar alguns numa das minhas idas a Lisboa.

    ResponderEliminar