terça-feira, 27 de maio de 2014

ÁLVARO GOMES DISTINGUIDO NA LUTA CONTRA A PÓLIO NUM MOMENTO DE SÉRIA PREOCUPAÇÃO MUNDIAL

O meu bom amigo e companheiro em Rotary, Álvaro Gomes, membro do Rotary Club de Ovar, foi agora distinguido pelo Board de Rotary International, com uma das mais categorizadas condecorações em face do seu intenso labor no fundraising mundial para a erradicação da poliomielite. Esta saga está à beira do fim. Todavia, é graças ao esforço dedicado de pessoas como Álvaro Gomes que tem sido possível cobrir financeiramente os orçamentos anuais que facilitem também a ação dos restantes parceiros, designadamente a OMS, organismo das Nações Unidas.
Esta ação é tanto mais importante quanto o alerta recente da OMS junto dos seus Estados membros quanto à exportação de casos de doença a partir da Síria e do Afeganistão para dez outros países – a OMS tinha de informar os Estados, mesmo se isso implicasse algum alarmismo -, tem provocado as reações mais desencontradas por parte da opinião pública mundial. Sobretudo, tem imprimido grande desânimo nas hostes rotárias.
No entanto, não há razão para tal estado de alma. Todos sabemos que, cumprido o plano de financiamento previsto, a doença será suprimida do planeta o mais tardar até dezembro de 2018. Temos assim de prosseguir no esforço dentro e fora do movimento (nomeadamente junto dos governos e corporações) para cumprir este desiderato.
Por outro lado, se bem que preocupante esta passagem de fronteiras, os casos de doença importados são incomensuravelmente mais fáceis de tratar que os endémicos.
Todos sabemos ainda que circulam na internet milhares de falsas notícias e artigos infundados sobre esta e outras calamidades mundiais, autênticas cabalas difíceis de combater. Insistem sobre a SIDA, por exemplo, atribuindo-se a causa desta e doutras enfermidades, quer à ação de bruxarias ou de pessoas mal intencionadas – o antigo presidente da África do Sul, Mbecki, prestou um mau serviço ao seu país e ao mundo acreditando em tal -,ou à guerra biológica, decorrente, para não variar, da atividade da CIA ou de países ou grupos terroristas.
Obviamente que um tal fenómeno, a ser verdadeiro, provocaria sempre milhares de mortes e não umas tantas dezenas de afetados. Robert Scott, coordenador mundial da luta contra a pólio, que se reformará a 1 de Junho deste ano, teve de, com a maior tristeza e celeridade, alertar as equipas mundiais dando-lhes conta da carta de 6 de Maio, subscrita por Linda Mónaco, assistente do presidente Obama, dirigida a todos os diretores escolares dos EUA, assegurando que a CIA (Agência Central de Inteligência) «não usará programas de imunização para fins operacionais, principalmente aqueles que envolvem voluntários e trabalhadores da saúde», o que configura mais uma prova do governo quanto ao seu apoio à Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Esta norma enfatiza a ideia de que todas as crianças merecem ter acesso a vacinas e outras intervenções médicas quando necessário.

Esperamos que este anúncio fortaleça o suporte e a confiança das comunidades, e em particular dos rotários, relativa aos trabalhadores da saúde, que tanto fazem em prol da erradicação da paralisia infantil.
Claro que, como Conselheiro mundial para a erradicação da poliomielite 2002-2015 – com Bob Scott sou dos mais antigos -, subscrevi gostosamente a condecoração atribuída a Álvaro Gomes. Na Conferência do Distrito 1970, durante o Jantar alusivo a Paul Harris, a governadora Goreti Machado entregou-lhe a distinção em nome do presidente de RI, Ron Barton.
Continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros na Iniciativa Global da Pólio, principalmente nos países afetados pela doença, para livrarmos o mundo deste mal, e para sempre. E para tal se espera o sofrido e continuado apoio dos membros do movimento rotário.
Parabéns companheiro Álvaro Gomes.
Maio 2014

Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário