quinta-feira, 1 de maio de 2014

MALÍCIAS COM AÇÚCAR

Num destes dias um programa televisivo matinal apresentou um leque vastíssimo de sugestões de dietas. Por sinal cada uma a parecer mais disparatada que a precedente. Com o mesmo despudor do de quem se propõe ser sufragado pelo voto em 2015 e nos apresenta medidas definitivas para 2018.
As dietas assentarão todas nas necessidades calóricas do indivíduo, saudável, obeso ou com outra doença qualquer. A isso acresce o grau de motivação do indivíduo, o exercício físico e as interações dos alimentos (entre si, com os medicamentos, com o próprio sugeito).
Quaisquer fundamentalismos, na dieta como na vivência social, deformam o normal funcionamento do organismo ou dos seres sociais.
- Não percebo, põe açúcar na ração de alguém em dieta?
- Porque não se tal puder não alterar o conjunto calórico e transmitir uma sensação de saciedade, inibidora de mais apetites deletérios?
É uma questão de conhecimento científico. Nada tem a ver com comportamentos disruptivos ao estilo uma vez por semana ou de três em três dias pode prevaricar. Ou então, como se ouve na rádio de manhã à noite, emagreça com..., a primeira consulta é grátis, sendo qualquer das afirmações uma mentira redonda. Porquanto este é o mesmo agir de quem esmifra o cidadão durante três anos para aliviar-lhe a carga em ano de eleições. Um velho costume romano permitia aos escravos, um dia ao ano, serem senhores dos seus donos. O resultado mais esperado era a sua venda ou imolação no dia seguinte.
Maio 2014

Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário