segunda-feira, 2 de novembro de 2015

COM A VERDADE ME ENGANAS

Um instituto científico tão prestigiado como a Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (IARC), órgão da OMS, Organização Mundial de Saúde, mas a que não compete fazer doutrina de saúde, desferiu um profundo golpe na credibilidade do seu trabalho. Não creio que este imbróglio das carnes vermelhas e das carnes vermelhas transformadas possa ser atribuído em exclusivo à inépcia e impreparação da porta-voz do IARC, a press officer Véronique Terrasse.
Tratava-se tão só de classificar estas carnes em cancerígenas ou não. Feita uma meta análise a 800 estudos epidemiológicos apenas 10 eram taxativos para as carnes processadas e nada permitiu concluir para as não processadas.
Além do mais, classificar (a especialidade do organismo) não é atribuir-lhe um grau de risco. Que, mesmo assim, em termos de saúde pública e quanto ao cancro do cólon e do reto é um risco pequeno, a anos-luz do atribuído ao tabaco, ao álcool e ao ar poluído.
Para o comum da população mundial e para os profissionais este anátema precipitado, particularmente sobre a carne processada (cachorros quentes, presunto, fiambre, salsichas, carnes em conserva, carne seca e os preparados e saladas com base na carne) foi por demais confuso e desmobilizador. Como se voltássemos à canjinha de pombo do tempo dos nossos avós.
A carne (com moderação, como tudo na vida) alternando com o peixe fornece a totalidade das proteínas de alto valor biológico essenciais à vida. Não há qualquer diferença nutritiva entre carnes vermelhas e carnes brancas.
A mediatização de chofre, e sem referências a risco, sem o papel mediador da comunidade científica e dos órgãos sanitários em cada país, acaba por revelar uma incompreensível e vulnerável aptidão comunicacional em termos de educação para a saúde, ao invés da organização mãe, a OMS.
Henrique Pinto
Novembro 2015




1 comentário: