sábado, 23 de janeiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO VOTO NO ASSOCIATIVISMO CULTURAL


O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) é uma Associação cultural. Orienta-se pelos princípios democráticos do associativismo. Daí que, de acordo com os seus Estatutos estejamos a viver agora o período eleitoral tendo em vista legitimar novos Corpos Sociais nas eleições de 29 de Janeiro de 2010.
A Lista A integra todo o elenco da Assembleia Geral e Conselho Fiscal dos últimos Corpos Sociais e a maioria dos elementos da Direcção ora cessante. Só não figuram os elementos pessoalmente impossibilitados de prosseguir e a quem nos liga uma grande amizade.
Quando se aceita o repto de Servir conduzindo uma instituição tão prestigiada como o OL CA têm-se em mente o profundo respeito pelo passado de bom nome, o orgulho no presente bem sucedido e a noção de que se pode sempre ir muito mais além para melhor Servir a comunidade. Esses são os nossos propósitos.
Se o OL CA, único membro português da renomada Associação Europeia de Escolas de Música, chega a 2010 como a maior escola de música e dança da Europa, isso apenas significa que foi feito um esforço colectivo muitíssimo forte. Agora há bastante por fazer para dignificar tal honraria.
Porque é assim tão importante votar em 29 de Janeiro?
É tempo de Leiria ter o Ensino Superior da Música. A Música pode significar um futuro profissional directo ou alternativo para muitos milhares de jovens. Para outros tantos será elemento lúdico importante na sua formação estética e componente maior do seu desenvolvimento intelectual. É tempo de conseguir o Ensino Superior em Leiria. Vamos consegui-lo com certeza.

Mas para tal intento é importante que os Associados dêem aos Corpos Sociais uma forte legitimidade para o fazer. Votando.
Montámos o Ensino Profissional da Música em 2009. Queremos fazê-lo crescer. Ele pode ser um fim em si, conseguir emprego para os seus alunos, ou ser ainda um passo determinante para lograr outros patamares, nomeadamente a entrada folgada no Ensino Superior.

A Dança no Orfeão é ela mesma um pólo de excelência. Da sua prática resulta um estatuto profissionalizante. Mas para satisfazer a procura e as necessidades latentes faltam-nos ainda salas especializadas. Vamos construí-las. Nascerá assim uma nova Academia dentro do OLCA.
O Coro do Orfeão está a cantar um repertório renovado, no patamar dos melhores executantes, a sua articulação com o Coro de Câmara tem constituído um benefício mútuo em termos de desempenho artístico. Queremos que ele se constitua mesmo como uma escola e referência coral significativa para os mais jovens. A aposta no Maestro Pedro Miguel está ganha. O Concerto para Coro e Orquestra do 28º Festival Música em Leiria será seguramente o ponto mais alto duma história institucional de 64 anos de sucessos.
A cooperação da empresa Midlandcom na divulgação do Festival, a exemplo do que vem fazendo na promoção da instituição OL CA, poderá mudar radicalmente a projecção de Leiria através da cultura.
O Conservatório Sénior, a Orquestra Sinfónica, o Estágio Internacional de Orquestra, os Festivais de Guitarra, são produtos singulares no país. Grupos como Tradições são um elemento lúdico fantástico.
Mesmo assim a Direcção proposta nesta Lista A, no trabalho de continuidade, está em condições de assegurar a partir de final deste ano uma outra realização, de prestígio e impacto nacional, susceptível de credenciar ainda mais os seus conteúdos, profissionais e clientes.
Para que este rumo fascinante tenha a consistência necessária é importante caminhar ao lado dos Associados e sentir o seu apoio.

O OLCA tem um Técnico Oficial de Contas no Quadro e outro avençado, um Conselho Fiscal constituído por pessoas por demais idóneas e responsáveis da comunidade. Tem-se recorrido ainda a uma Auditoria externa regular, financeira e organizacional. Juntos, estes recursos são garantes duma gestão eficiente e eficaz e democrática, sem quaisquer perspectiva lucrativa.
No OL CA nenhum dos dirigentes é remunerado. Os Ministérios da Educação e Cultura fazem também as suas avaliações de desempenho artístico, pedagógico e financeiro, sem que alguma vez tenhamos tido quaisquer reclamações.
O OLCA tem conseguido contratualizações importantes com Governos e autarquias e obtido financiamentos regulares do sector privado para sustentar uma tal estrutura educacional e artística. O património humano (cerca de 150 colaboradores remunerados), material (com viaturas próprias e mais de meio milhão de Euros em instrumentos para música e dança) e artístico, é impressionante. A sua gestão qualificada é o nosso mais sério empenho.
A Lista A, concorrente a estas eleições no OLCA para o biénio 2010 compromete-se a, Servindo, fazer tanto ou melhor que no passado próximo para honrar os pergaminhos institucionais e lograr melhor Ensino, Cultura e Divertimento qualificado para os leirienses.
Todavia, se o Associativismo representa motor de desenvolvimento nos países mais evoluídos, pelos avanços no terceiro sector da economia, e o Orfeão de Leiria é uma Associação que tem honrado tais princípios, só o pode verdadeiramente fazer com afirmação se os seus Associados legitimarem nas urnas de voto os seus Corpos Sociais com igual consistência.
Por isso mesmo a Lista A apela aos Associados do OL CA para que exercendo esse direito, o do voto, dignifiquem ainda mais esta casa, o Orfeão de Leiria Conservatório de Artes. ORFEÃO DE LEIRIA.
Eis pois a sua composição.

ASSEMBLEIA GERAL: Presidente, Eng. João de Almeida Eliseu (ex Director Regional das Florestas);
Vice-Presidente, Dr. Victor Manuel Pereira Faria (advogado; membro do Conselho Superior de Magistratura); Vice-Presidente, Dr. João Manuel Faria Fernandes da Cunha (advogado); Secretários,
Arq. Paulo António Sousa Ramos (Director, Câmara de Leiria) e Alberto Armando Ferreira Antunes (Orfeonista, contabilista)
DIRECÇÃO: Presidente, Dr. Henrique Manuel Correia Pinto (médico); Vice-Presidente, Dra. Maria Adelaide Soares Ferreira de Pinho (Ex Directora do Ministério da Educação); Vice-Presidente, Dr. Acácio Fernando dos Santos Lopes de Sousa (Director do Arquivo Distrital de Leiria) ; Vice-Presidente, Jaime de Jesus da Ponte (empresário); D. Maria Antonieta Maia Franco Brito; Dr. César Adelino Onofre Santos (Economista); Dra. Maria do Céu Costa Bogalho Mendes (Directora do Centro de Emprego de Leiria);
Dra. Maria Helena Rodrigues da Costa Gaiolas Parreira (Economista, Professora Escola Secundária Domingos Sequeira em Leiria); Dra. Isabel Maria Gaspar Santos Figueira (Orfeonista, Dirigente da Associação de Solidariedade Vida Plena); Suplentes, Dra. Maria José Caetano Reis Alves (Ex Professora da Escola Superior de Educação de Leiria); Dr. Pedro Alexandre Fabrício Valente (Orfeonista, Dirigente bancário)  e Dra. Margarida Pinheiro Pinto Conceição (Empresária).

CONSELHO FISCAL: Presidente,Dra. Juiz Desembargador Cacilda Maria do Casal Sena (Tribunal da Relação de Coimbra); Vice-Presidente,Dr. Teófilo Agostinho Martins Araújo dos Santos (Advogado); Dr. Armínio Ferreira de Azevedo (Inspector Superior de Finanças); Major Manuel Ribeiro Vieira (Empresário) e Arq. António Veiga Moreira de Figueiredo (Orfeonista, Director, Câmara Municipal de Leiria).
Henrique Pinto
Janeiro 2010
FOTOS: apresentação da EDOL, Escola de Dança do Orfeão de Leiria (OLCA); Trio de Guitarras de Leiria (Escola de Música do OLCA) com Ricardo Araújo Pereira; Coro do Orfeão de Leiria, direcção de Pedro Miguel, no Concerto de Reis 2010, Igrja de São Francisco em Leiria (a beleza dos frescos medievais recuperasdos é ainda pouco conhecida do país); apresentação da EDOL; Coro do Conservatório Sénior do OLCA em 2009, auditório principal; Orquestra Sinfónica de Leiria (OLCA) em Dezembro 2009, dirigida pelo seu maestro titular Jean Sebastien Béreau; Ballet Nacional da Coreia, Bimingham, Inglaterra, 2009; Coro de Câmara da EDOL, 2009, direcção de Pedro Miguel; classe de dança no Conservatório Sénior do OLCA; Orquestra de Sopros de Leiria (OLCA), dirigida por Luís Casalinho, na Igreja do Convento da Portela, Dezembro 2010, acompanhada pelos Coros escolares da EDOL.

Sem comentários:

Enviar um comentário