sábado, 23 de janeiro de 2010

TESTES À LIDERANÇA EM LITERACIA


A. O nosso primeiro tópico para esta semana é lembrarmo-nos das nossas responsabilidades básicas durante os próximos dois meses. Como bem sabeis, estas responsabilidades estão em usarem o vosso próprio conhecimento dos vossos distritos para fazerem o melhor a encorajá-los a:
1. Fazerem da Literacia uma componente importante do PETS e Assembleias Distritais
2. Motivarem os Clubes em cada distrito a envolverem-se num número significativo de actividades para promoverem o Mês da Literacia.
3. Encorajarem e ajudarem os Clubes a qualificarem-se para o Prémio de Literacia do Distrito.
Eu penitencio-me por me repetir sobre isto. Mas também sei que muitos de vós estão sobrecarregados com outros compromissos em Rotary. Portanto espero que apreciem um lembrete periódico sobre as vossas responsabilidades em Literacia.
Eu e Doug Kent  tentaremos fornecer-lhes materiais para vos apoiar neste trabalho. Mas em última análise é convosco determinar a melhor maneira de chamarem à atenção e elencarem as acções dos vossos distritos.
No que respeita aos desafios a lançar, deixem-me ilustrar-vos sobre a forma singela como o Coordenador da Zona 32 Mac Leask fez precisamente isso. No seu 11º e mail de Janeiro para os seus distritos forneceu uma lista dos possíveis projectos de clube sob cada uma das categorias de Projectos de Literacia: literacia de carácter; literacia funcional e literacia básica. Incluiu também vários parágrafos de comentários de motivação incluindo os seguintes:

«O Mês da Literacia é um dos testes da nossa liderança. O que é que os clubes do vosso distrito estarão a preparar para celebrarem o Mês da Literacia? Quanto mais clubes participarem no Mês da Literacia mais Prémios de literacia o vosso distrito pode assegur este ano, mais impacto significativo os projectos terão – todas estas coisas são medidas da vossa liderança como Coordenadores da Literacia no distrito».
«A coisa mais importante que podeis fazer como Coordenadores de Literacia no distrito é falarem com cada presidente de clube e o Coordenador de Literacia do clube sobre os três tipos de projectos de literacia e partilhar exemplos. Espero que já tenham feito isso para ajudarem a educar clubes chave, líderes nos vossos distritos, quanto ao que o mundo dos projectos de literacia abarca; encorajar clubes a participarem em múltiplos projectos de literacia este ano e no próximo; completar o vosso Censo Distrital sobre Literacia e apelar a Prémios de literacia para clubes, seguramente apropriados. E mails regulares, emborasejam uma ferramenta importante, não são um substituto efectivo para o contacto directo com os vossos líderes de clube nos distritos. Se derem este passo, conhecendo a variedade de coisas que qualificam como projectos de literacia e discuti-los com os líderes de clube… vós e eles ficarão contentes com os projectos de literacia em que cada clube já está envolvido».

B. O nosso Segundo tópico é como encorajar os Governadores Eleitos a incluírem a Literacia nos seus PETS
1. Assegurem-se de fornecer os materiais que tornem mais fácil incluir a Literacia nos PETS aos Governadores Eleitos no vosso distrito.
2. Uma opção simples será pedir aos Governadores Eleitos para partilharem com os seus Presidentes de Clube Eleitos a Mensagem do Mês da Consciencialização Rotária que lhes enviei na semana passada. Eu enviar-vos-ei de novo isso no Domingo no caso de não terem guardado uma cópia.
3. Assegurem-se também que todos os presidentes eleitos de clube recebem uma cópia da Brochura de Prémios de Literacia deste ano nos seus PETS.
4. Em conclusão, repetindo, eu e o Coordenador de área enviar-lhe-emos sugestões adicionais nas próximas cinco semanas.
5. Mas não tem de utilizar os materiais que nós lhe enviamos. Sinta-se à vontade para preparar os seus próprios materiais e enviá-los aos Governadores Eleitos.

C. Dar a todos os presidentes de clube a visão a visão dos últimos objectivos até agora cumpridos no que respeita a projectos de serviço de literacia --- A história de Evergreen, Colorado, de Mereth Meade.
À medida que revemos os relatórios dos distritos, uma coisa é claríssima – a maior parte dos clubes activos são aqueles que têm uma pessoa responsável pela Literacia altamente motivada. Portanto, o objectivo último de cada presidente de clube deve ser o recrutar uma tal pessoa.
Eu anexei a história de uma pessoa destas, a Rotária Mereth Meade do Rotary Club de Evergreen, no Colorado. A Coordenadora da Zona 27, Patricia Fiske, preparou esta história há alguns anos quando era a presidente para a literacia no Distrito 5450. Eu creio que Patricia foi a Rotária que introduziu os Seminários de Literacia no seu distrito.
Quando ler esta história, tenha em conta o importante papel desempenhado pelo Seminário de Literacia do Distrito 5450. Foi onde Mereth se tornou motivadora por excelência para tentar ter algum retorno do trabalho na sua comunidade natal. Notem também como é que ela terminou o seu primeiro projecto envolvendo todos os membros do seu clube e ainda o Interact Club do liceu local. Depois tenham em atenção como Mereth continuou a procurar outros caminhos pelos quais o seu clube podia apoiar a Literacia e, ao tempo em que este artigo foi escrito, encontrar uma oportunidade possível de apoiar um projecto de literacia para adultos em articulação com a biblioteca local.

D. A nossa oportunidade para encontrar, celebrar e publicitar modelos de desempenho como a Coordenadora de zona Patricia Fisk identificou um número de Projectos rotários de Literacia modelares como Mereth.
Patricia escreveu histórias sobre cada um deles e postou-as na Newsletter mensal do seu distrito. Todos os nossos distritos têm oportunidades semelhantes de identificar tais desempenhos modelo e contar a sua história ao resto dos distritos. Portanto, vamos encorajar os nossos Coordenadores distritais de literacia a fazerem precisamente isso. Mas assegurem-se que quando eles o fazem, deixam os seus Coordenadores de zona sabê-lo também. E lembrai-vos que as individualidades assim identificadas são elegíveis para receberem o Prémio de Literacia da Área
O Futuro está nas vossas mãos.
Richard Hattwick
Janeiro 2010
FOTOS: Armindo Caolino e esposa Gina na sessão de cumprimentos com o presidente eleito de RI Ray Klingnsmith e esposa, na Assembleia Internacional 2010 em San Diego, California; Ainda en San Diego, primeira fila, José Carlos Estorninho (Portugal) e José António Salazar (Colombia), na última fila, Catherine Noyer Riveau e o marido, François; Catherine Noyer Riveau e François na apresentação dos directores de RI; Ron Barton, Aide de Bill Boyd; Alvaro Gomes (Portugal), na sessão sobre Visão de Futuro para a Rotary Foundation; Emine Yuzai, da Turquia, passeando com a família, depois de dar uma aula para mulheres analfabetas; o director de RI António Hallage e esposa Rose (Brasil), na apresentação à Assembleia.


Sem comentários:

Enviar um comentário