domingo, 14 de março de 2010

FERNANDO NOBRE, DIPLOMATA DA SOLIDARIEDADE

O meu amigo e colega Fernando Nobre apresentou a sua candidatura à Presidência da República. Fiquei satisfeito por ver um «outsider» dos partidos com a coragem para dirimir os seus argumentos a favor duma política diferente num areópago tão singular.
Quem faz o que o Dr. Fernando Nobre prossegue mundo fora, não apenas como médico em missão humanitária ou dirigente da AMI, Associação Médica Internacional, mas sobretudo como diplomata da solidariedade, faz necessariamente política séria ao mais alto nível.
Sempre que a AMI dá apoio em alimentos e outros géneros a comunidades em litígio, ele espera pessoalmente à porta do avião, segue no primeiro jipe e não no último, passa entre inimigos e superintende sem problemas à distribuição do que tem por todos os contendores, que o recebem com o maior respeito.
Eu e o Professor Dr. Carlos André, um amigo e colaborador precioso do Orfeão de Leiria, tínhamo-lo convidado há muito tempo para a tertúlia Café das Quintas, na qualidade de presidente da AMI e foi como tal que todos o ouvimos, deliciados, na conversa que também incluiu o Dr. João Paulo Marques, vice-presidente do Instituto Politécnico de Leiria.
O fantástico do horror que ultrapassa com elegância e cultura, com conhecimento da natureza humana e das relações sociais, com a responsabilidade de argumentar o «possível a fazer» com ministros e presidentes em muitas latitudes, creditam-no para que possa confrontar os seus pontos de vista igualmente com segurança, saber e honra, ao nível a que ora se propõe.
Como que a sublinhar esta convicção o facto de ainda praticamente sem falar a sondagem do último Expresso já lhe atribui cerca de 10% de potenciais intenções de voto. Mário Soares em 1986 estava nos 6% numa altura muito mais próxima do despique.
Henrique Pinto
Março 09
FOTOS: Fernando Nobre, Carlos André e João Paulo Marques no Café das Quintas, em Leiria; S. João do Estoril, onde Fernando Nobre vive, visto do mar;Fernando Nobre e Henrique Pinto

2 comentários:

  1. gostava de saber exemplos de solidariedade que houve em Fernando Nobre.

    ResponderEliminar
  2. Prezado leitor anónimo.
    Subscrevo tudo quanto escrevo. Conheço alguns milhares de pessoas solidárias em todo o mundo, do pequeno ao grande gesto. Acompanho a Obra da AMI, de Saúde em Português, de Rotary International, de Doctors Bank e de muitas outras iunstituições. Já fiz voluntariado médico e não só. Li os 7 ou 8 livros do meu colega Fernando Nobre, que lhe recomendo como material de pesquisa e esclarecimento. Em quase todas estas portas e nos muitos locais encontrei a memória da atitude solidária. Obviamente, como decorre do que escrevo, não é o único. No que concerne à sua questão, é um dos solidários muito importantes.

    ResponderEliminar