sábado, 13 de março de 2010

O PICO NEVOU

Quando andávamos na escola primária o Portugal do Minho até Timor tinha grande ênfase nos nossos quotidianos. Todavia, quando havia referências à montanha mais alta do país era sempre a Serra da Estrela a ter essa primazia. Tudo estaria bem se a alusão fosse ao continente de Portugal. Mas não era. Num facciosismo aviltante, os livros escolares deixavam de parte as outras montanhas - o vulcão da ilha do Pico, nos Açores, o da ilha do Fogo, em Cabo Verde e o Tatamailau em Timor, - todas muito mais altas que a Serra da Estrela, a que foi necessário acrescentar um observatório para completar os 2000 metros.
Hoje, sim, a montanha mágica do Pico é de facto a mais alta de Portugal. Neste inverno nevou. É esse fenómeno não muito frequente, a dar à ilha uma beleza tão próxima da vivida na Suíça, um certo encanto ou endeusamento pagão, que se regista aqui.
A Ilha do Pico tem um excelente aeroporto e voos directos da TAP a partir de Lisboa. Não sei se todos os portugueses o sabem. As agências de viagens continuam a branquear a questão, ao darem prioridade a outras rotas.
Henrique Pinto
Março 09
FOTOS: montanha do Pico coberta de neve, Fevereiro, ao pôr-do-soil; montanhas de Timor

Sem comentários:

Enviar um comentário