segunda-feira, 15 de março de 2010

A NATUREZA-MORTA DOS SÉCULOS XVII e XVIII

A propósito da exposição «A perspectiva das Coisas, A Natureza-morta na Europa», actualmente em exibição na Fundação Calouste Gulbenkian, a Casa-Museu, Centro Cultural João Soares organizou a palestra «A Natureza-morta na Europa dos séculos XVII e XVIII» no dia 12 de Março de 2010 no Auditório da Casa-Museu, em Cortes (Leiria).
Decriptar uma pintura que apareceu como novidade transgressora na época iniciando um ciclo de modernidade na História Europeia foi o objectivo dessa análise, da responsabilidade do director da Casa-Museu João Soares, Dr. Jorge Estrela.
Em Abril, dar-se-á continuidade à temática através da conferência «Preâmbulo a uma visita à exposição da Gulbenkian», uma das mais importantes a nível mundial feitas até hoje.
Entretanto, está patente na Casa-Museu em Cortes, porventura o mais importante dos museus portugueses de história contemporânea, a exposição «Leiria no Tempo das Invasões Francesas», de Jorge Estrela. O riquíssimo catálogo, editado pela Gradiva.
Henrique Pinto
Março 2010
FOTOS: Natureza-morta em Trompe l'oeil de Samuel van Hoogstraten (1627-1678) e Natureza-morta com copos num cesto, de Sébastien StosKopff (1597-1657), ambas no Catálogo Gulbenkian; sede da Casa-Museu João Soares, em Leiria, com vista para o vale de Cortes; a bela e bucólica aldeia de Cortes, em Leiria, com mais casas solarengas (como as de Afonso Lopes Vieira) que muitas capitais, polvilhada de restaurantes de qualidade, mutilada pelo silo disforme, incúria autárquica dos anos 80; busto de João Soares no páteo do Centro Cultural; Castelo de Leiria, Vista sobre o Rossio de Leiria, versão colorida do desenho de Luís Augusto Souto gravado por J. Dantas e Leote, publicado em 1873 na revista Artes e Letras; Castelo de Leiria, Vista do Rossio e do Castelo, mostrando a construção do futuro Paço do Bispo (hoje os estabelecimentos Zara), Aguarela existente no Museu de Poznan, na Polónia, da autoria do conde Athanasius Raczynski, que está datada de 1843.
PS: ambas as imagens do Castelo de Leiria são
 retiradas do catálogo da exposição «Leiria no
Tempo das Invasões Francesas», de Jorge Estrela,
patente na Casa -Museu João Soares, em Cortes.

Sem comentários:

Enviar um comentário