sexta-feira, 7 de maio de 2010

EVOCAR A MEMÓRIA DE CARLOS MOTA PINTO

Faz hoje 25 anos que morreu subitamente Carlos Mota Pinto. Continua sendo uma das minhas referências. Tive com ele várias conversas muito agradáveis. Tinha uma imensa admiração por Rotary International. Aliás, estudou como bolseiro da Fundação Rotária Portuguesa. É um amigo que evoco sempre com grande saudade.

A Câmara Municipal de Pombal na iniciativa do seu enérgico presidente Narciso Mota presta-lhe hoje a mais justa evocação perante o país político e intelectual. E no local da modesta casa onde nasceu irá construir um belíssimo edifício para alojar o Centro de Estudos Carlos Mota Pinto.
Mota Pinto foi vice-presidente do tão decantado governo do bloco central presidido por Mário Soares, uma alavanca para a recuperação nacional tão vilipendiada pelos neófitos da política de então. Todavia, mais que a importância discutível de tal governo impõe-se-me ressalvar o profundo respeito e admiração que Mota Pinto e Mário Soares sempre nutriram um pelo outro. Esse respeito, que se pode ver hoje em adversários políticos tão fortes como Gordon Brown, David Cameron ou Nick Clegg, em momento de eleições no Reino Unido, desapareceu por inteiro na política à portuguesa. E, digam lá o que disserem os supostos entendidos, esse défice é um factor crítico do êxito de Portugal.
Quem foi Carlos Mota Pinto? Nasceu em Pombal. Licenciado em Direito, foi professor na Universidade de Coimbra e deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, instituição que lhe deve o nome, resultado de uma proposta sua apresentada, discutida e votada em plenário da Assembleia Constituinte. Entrou em ruptura com Sá Carneiro no Congresso do PPD em Aveiro, mas reaproximou-se posteriormente do seu partido, tendo desempenhado os cargos de vice-presidente em 1983 e presidente da Comissão Política em Março de 84. Foi também ministro do Comércio no I Governo Constitucional entre 1976 e 1977, primeiro-ministro indigitado pelo Presidente da República, general Ramalho Eanes, entre 1978 e 1979, e vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa no IX Governo Constitucional de 1983 a 1985.
Henrique Pinto
Maio 2010
FOTOS: Duas fotos do Professor Carlos Alberto de Mota Pinto; Mário Soares e Henrique Pinto.

Sem comentários:

Enviar um comentário