segunda-feira, 14 de outubro de 2013

MARQUES VALENTIM, BULLOCK E VASCONCELOS

Em Caldas da Rainha a Exposhow 2013 lotava a Expoeste, a valer uma visita. Aos domingos em Kensington, Londres, como se Diana de Gales ainda passeasse por ali, ou em Ipanema, no Rio de Janeiro, fazem-se feiras enormes e belíssimas, frequentadas, com os artistas que todos somos de mistura com um ou outro mais prendado. Estas oportunidades, como as vendas de garagem, nos EUA ou as mostras de velharias ora a alojarem-se com regularidade nos locais nobres das nossas cidades, são manifestações importantíssimas de cidadania e afirmação das nossas personalidades. Há muitos anos que sou cliente. Por isso mesmo me encantou encontrar amigos de infância no salão caldense, o Marques Valentim e a São Passos, a fotografia e a pintura, dois grandes artistas de Cascais.

Talvez nunca desde Kubrick o espaço infindo tenha parecido tão belo e os efeitos especiais tão bem empregues. Talvez poucas vezes no cinema a solidão na imagem de um/dois atores durante todo um filme tenha enchido tanto uma história. Talvez só raramente as vedetas morram a meio da narrativa porque não há adrenalina que chegue para sustentar tão longa incerteza. É o que sucede em Gravidade, um filme belíssimo com a lindíssima Sandra Bullock e o cabotino Georges Clooney.
Mas o fim de semana foi também de tomadas de posse autárquicas. Se se vence com grandes diferenças as salas são pequenas para acolher tantos súbditos, as passadeiras vermelhas tingem-se de vaidades e esperanças. Assim sucedeu com os meus amigos Raul de Castro em Leiria, e Paulo Baptista na Batalha a quem desejo os maiores sucessos no serviço aos munícipes.


Lá longe em Veneza Joana Vasconcelos adoça-nos o ego com o seu cacilheiro Trafaria e os três presidentes da República fora de Belém dizem o que boa parte dos portugueses sente. Tivessem havido ondas em Peniche e este meados de Outubro teria sido um puro must, como o malte.
Outubro 2013
Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário