segunda-feira, 28 de outubro de 2013

NEM TODOS VÃO NA ONDA

Todos esperavam as ondas mas estas fizeram-se esperar mais umas boas horas. E quando chegaram pôde instalar-se a dúvida sobre se o record de Garrett McNamara foi ou não superado. Mas alguns milhares de pessoas e centenas de câmaras com tripé alcandoravam-se nas arribas da praia do Norte. Na adolescência publiquei um texto sobre a possibilidade de todas as marcas poderem ser batidas. Foi quando nuns jogos olímpicos se atingiram os 9,8 segundos nos 100 metros livres, em atletismo. Assim tem vindo a acontecer, os limites do impensável estão cada vez mais baixos. 
O sucedido entre nós com a mortalidade infantil, na sequência de medidas organizativas singelas no quadro do SNS, é um desses casos típicos mas na área social. Independentemente do que possa ter sucedido agora, a onda gigante do surfista do Hawai foi uma alavanca decisiva, um acontecimento singelo e logo de influência desproporcionada para o que se lhe seguiu. Há um novo interesse pelo mar. As possibilidades económicas que afluxos de apaixonados do surf e curiosos apenas ou peritos em áreas conexas de sucesso trouxeram são um precioso maná. E os nazarenos inteligentes como os investidores em Peniche ou no Guincho têm vindo a cavalgar esta onda sabiamente. A associação já verificada entre os interesses destes dois últimos clãs pode até vir a suscitar um crescimento para patamares não esperados.

As posturas de sua eminência
Há uns anos, vinha do Norte, e ouço na rádio, «podemos estar à beira de ter o primeiro papa português!». Senti um calafrio e parei na berma. Para lá de todas as veleidades pessoais ou da informaçãozinha de grupo a que se deu o impulso necessário para a erupção nas redações, a notícia incomodou-me pela ignorância que dela emanava. Então, pensei, esta gente desconhece até o nome de João XXI, nascido Pedro Julião, renomado como Pedro Hispano, o papa entre 1276 até à data da sua morte, famoso médico, filósofo, professor e matemático português do século XIII? Telefonei para a estação emissora e a patética notícia não foi repetida.
Doutra vez pedi a um grupo muito eclético de pessoas a gentileza de darem o rosto pela campanha na RTP para a erradicação da paralisia infantil e só uma dentre um vasto espetro me mandou delicadamente às malvas. Exatamente o senhor cardeal que ora surge a perorar contra os que não entendem esta austeridade. Na altura disse-me: não posso tomar partido por nenhum lado. A coisa caiu-me mal. «Então sua eminência, fui tantas vezes ver doentes à sua terra quando nem estrada tinha, em várias ocasiões enterrei o carro na lama, nunca levei um tostão a nenhum deles, e o senhor acha que há partidos na defesa dos doentes?». Ora não lhe ouvi palavra quando o governo anterior foi derrubado pela ambição e ignorância pessoal e de índole corporativa. Porquanto um PEC não era exatamente um resgate. Não teria porventura as consequências deste. Para lá da valia ou não da situação governativa anterior, com certeza não se teria chegado a este ponto doloroso. Mas ao que parece sua eminência agora já não se importa de tomar partido.
Aleivosias da opinião
Pois hoje pela manhã vi nas mensagens do facebook o alerta duma amiga querida: «Boa noite Henrique Pinto! Verifiquei que faz parte de um grupo fechado intitulado. “Queremos José Sócrates na prisão por gestão danosa…”. Penso ter havido confusão... Será? Um abraço!».
Fiquei obviamente incomodado. Nem conheço bem José Sócrates  nem penso que lhe caiba a responsabilidade mor por este descalabro, a despeito desta ou daquela opção de governação. Mas a verdade é que jamais diria uma coisa dessas de alguém, quem quer que fosse, mesmo se o pensasse. E não é o caso. Sou inteiramente alheio a isso, que não vi em lado nenhum, e se aconteceu considero-o um abuso, uma atitude muito feia. Nada me liga a qualquer formação partidária sem nada ter contra os que a elas aderem. Para mim as pessoas estão em primeiro lugar. Todavia, posturas de fanatismo como estas, geradoras de semelhantes equívocos, são também as responsáveis por algum descrédito, tanto das redes sociais como da própria política organizada. O que nunca é bom quando acontece. Foi assim que a minha amiga se apressou a tranquilizar-me: «Por isso estranhei ver lá o nome e a foto...mas também lá estão mais cinco acima de qualquer suspeita... Temos sempre que estar de pé atrás nestas coisas da net...».
Eu acho que muitas das pessoas que assim possam agir e pensar, falsificando documentos, até devem ser iliteratas. Outras ainda são mesmo fanáticas de qualquer cor. Mas muitas delas nem dão prioridade às pessoas nas passadeiras…
Ora já há muito tempo que sabia da pressão que poderá ter sido exercida há dois anos por um dos delfins do Norte sobre o atual primeiro-ministro: «ou cai o governo ou há eleições no partido». Voltou agora a falar-se disso. A ser credível o putativo ultimato, a opção tomada e a competência da sua implementação, mais do que qualquer passado crítico, ditaram a catástrofe do presente. Que nenhum cardeal de qual seja a confissão pode ou deve ignorar.
Ao que vemos cada qual cavalga as ondas à sua maneira. Esta ganância e irresponsabilidade dificilmente serão tão cedo negativamente sancionadas pela opinião pública. Mas cedo ou tarde sê-lo-ão!
Outubro 2013
Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário