quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O FIM DO JOGO

Como Advocacy Advisor para a Erradicação da Polio, no mês de Julho, regressado de Bruxelas, sensibilizei ambos os Governadores Rotários Portugueses para a importância do dia 24 de Outubro, Dia Mundial da Polio. Eram as recomendações do Board de Rotary International (RI). Uma recomendação, não apenas como leitmotiv para antecipar a ostentação do troféu, mas, sobremaneira, a chamar à atenção do mundo (e dos Rotários também) quanto à necessidade de se chegar a todos os centros que permitam à Iniciativa Global da Pólio conseguir os 1,5 biliões de dólares que nos faltam para o Programa 2013-2018 de Erradicação desta enfermidade.
O Distrito 1970 com a sua governadora reagiu muito bem à necessidade expressa e pôs no terreno um programa de angariação de fundos intramovimento muito interessante através da subcomissão específica.
O país, através dos seus governos, contribuiu na última década com mais de três milhões de dólares (primeiros ministros Guterres, Durão Barroso e José Sócrates), veiculados pelas Nações Unidas e conseguidos por minha intermediação, boa parte destinados à erradicação da doença em Angola, então um nó difícil. Na consciência que uma vitória sobre a Pólio é uma vitória da Humanidade.
E um orçamento como o feito tem sempre de contar com a importação de casos novos - o que sucede com a Somália no Corno de África e, desde ontem com a Síria -, fruto da guerra e da mobilização de pessoas vindas do Paquistão e Afeganistão.
Mas há quem nas cimeiras de distrito em Portugal, dentro do movimento que se abalançou a este cometimento, e hoje, com os parceiros mundiais, é responsável por lograr o grosso do financiamento indispensável, pense ao jeito de Arménio Carlos, «a penúria ao poder». Uma ignorância mais lamentável que a do cidadão comum iliterato.
A Campanha Mundial lançada pela empresa Pharma com o assentimento de RI e conhecida como O Maior Comercial do Mundo, em que aparecem os rostos de personalidades famosas do mundo fazendo o gesto «falta só um bocadinho», habilita o Rotary a ter mais vacinas disponíveis. Mas é sobretudo uma grande campanha de imagem que nos possibilite conseguir mais fundos. A Iniciativa Global da Pólio precisa de dinheiro, se possível à cabeça deste programa Aprovado na Cimeira das Vacinas em Abu Dhabi, em Abril último (onde se consignaram 4 biliões de dólares), para obviar a interrupções. Porque as despesas são enormíssimas e vacinas já temos em demasia.
O benefício para a humanidade, decorrente deste sucesso, será incomensurável. 
24 de Outubro 2013
Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário