quarta-feira, 23 de abril de 2014

ANTÓNIO VIOLANTE, SELECIONADOR DISTINGUIDO PELO MÉRITO

Clubes de profissionais e de serviço interligados em rede constituem a maior organização associativa de solidariedade à escala do planeta, o Rotary International. No meu clube, o de Leiria, entrei sendo então o membro mais jovem em idade e hoje estou nos cinco mais antigos. Honrar o mérito em cada profissão enfatizando a ética e o servir são eixos de relevo para a ação. Assim, em todos os clubes se preiteia anualmente o Profissional de Mérito, eleito entre os melhores na comunidade local, nacional ou mundial. O Rotary Club de Leiria, nos seus 52 anos de vida, fez sempre gala neste cerimonial de serviço.
Assim, António Violante foi o distinguido do ano 2013-14, numa cerimónia com jantar feita ontem com a participação de familiares e amigos do coração. Trata-se dum formador de jovens no futebol com o mais ilustre dos curricula. Em 1993 interrompeu as suas atividades de licenciado docente em Leiria na Educação Física, para, num percurso que se revelou brilhante, assumir responsabilidades técnicas na Federação Portuguesa de Futebol, incluindo as de treinador principal, em vários escalões das seleções nacionais de futebol. Em 2009-10 treinou a seleção nacional de sub-17 do Koweit. Regressado ao burgo treina a seleção nacional feminina. Presente em muitos lugares cimeiros das classificações mundiais e europeias em seleções, esteve presente em três finais apenas perdendo uma.
Este é um resumo extremo da prática de António Violante, atleta em várias modalidades numa família de atletas, que foi distinguido pelo governo português com a Medalha de Mérito Desportivo, a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo e o Colar de Honra ao Mérito Desportivo. No ano passado a Câmara Municipal de Leiria atribuiu-lhe a Medalha de Prata da cidade. 
Leiria 2014
Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário