quinta-feira, 3 de abril de 2014

PROTEGIDO POR ESCOLTA MILITAR

Sempre entrei nas mesquitas em hora de culto, depois do muezin, em vários países, sem que alguém me impedisse. A não ser uma vez em Istanbul, onde me permitiram observar as orações até dada altura em que, delicadamente, me pediram que saísse. Não será assim em todo o lado? Pois bem, mas tal não nos permite fazer generalizações erróneas. Tenho muitos amigos e conhecidos muçulmanos mundo fora com os quais tenho estreitas relações de amizade. E isso é algo de que me posso orgulhar.
Certo dia fiquei impossibilitado de visitar o Nausoleu Quaid – E-Azam, em Karachi, onde jaz o fundador do Paquistão, o advogado Muhamid Ali Jinach. No dia anterior, no Lahore, em pleno hotel Holiday Inn cinco estrelas, tinha devorado com deleite os dezassete pratinhos, cada um de especiarias mais apuradas que o anterior. A viagem de duas horas num moderno Airbus da PIA até Karachi, a antiga capital do Paquistão, foi um martírio, tais as cólicas decorrentes daquele momento de gula. E nessa noite rebentara uma bomba à porta do Hotel Hilton, com motins e mortos pelas ruas. Fiquei, pois, dentro do minibus, observando os turistas subindo ou descendo a enorme escadaria do monumento fúnebre. 
Mas fiquei guardado por um soldado, fortemente armado, alugado pelo hotel (é um hábito normal) ao quartel local.

Muitos dos meus colegas paquistaneses que vou encontrando na Europa ou na América, têm-se envolvido devotadamente, no combate à poliomielite (doença mortal hoje restringida àquele país asiático e a parte do Afeganistão fronteiriço bem como à Nigéria, em África). Exatamente por isso o presidente do Paquistão tem contribuído regularmente com financiamento para a causa reconhecendo, francamente, o empenho ali colocado pelos voluntários internacionais de Rotary e pelas Nações Unidas.
Abril 2014
Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário